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Capacitação do ‘Sistema OuvidorSUS’ é realizado pela Sespa aos profissionais do CIIR 

Atualmente, o serviço do Centro de Reabilitação celebra a marca de 98% do índice de satisfação referente aos serviços de saúde prestados à população paraense

Por Pallmer Barros (CIIR)
16/10/2024 18h34

A fim de melhorar, cada vez mais, o acesso e a qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de melhorar a comunicação entre os cidadãos e a organização, a Ouvidoria da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), em conjunto com o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), por meio de seu Serviço de Atenção ao Usuário (SAU), realizou capacitação do “Sistema OuvidorSUS” para capacitar os profissionais para implementar o serviço do Centro de Reabilitação, que, atualmente, celebra a marca de 98% do índice de satisfação referente aos serviços de saúde prestados à população paraense.

Realizada no Auditório do CIIR, nesta quarta-feira, 16, o treinamento foi conduzido por Andréa Nunes da Costa e Lia Trindade, ouvidora e assessora da Ouvidoria da Sespa, respectivamente. Lia ressalta que o "OuvidorSUS" é uma ferramenta relevante para a Rede Nacional de Ouvidorias do SUS (RNO/SUS), uma vez que atua como uma ferramenta para a descentralização, facilitando o recebimento, o encaminhamento, o acompanhamento e a resposta às manifestações dos usuários assistidos pelo SUS, aumentando a transparência e eficiência no atendimento às necessidades da população.

“Essa capacitação é mais um exemplo de como a Ouvidoria da Sespa, em parceria com outras unidades de saúde, tem se empenhado para garantir um SUS mais acessível, transparente e atento às necessidades dos seus usuários”, esclarece.

A supervisora do SAU, Tuane Paes, considera importante a capacitação porque, segundo ela, os profissionais terão um olhar de como funcionam os serviços do SUS e poderão avaliar.

“A capacitação visa ensinar como funciona o novo sistema de ouvidoria, que também está implantado no CIIR, e sobre como esse sistema pode ser utilizado por qualquer pessoa, seja colaborador, usuário, acompanhante, de qualquer local, criando uma ligação de toda a rede do Estado. Eles podem registrar e opinar sobre qualquer serviço de saúde que eles estiverem relacionados”, destacou a gestora.

Satisfação – Mensalmente, a equipe de profissionais do SAU realiza pesquisa de satisfação dos usuários assistidos pelo CIIR, que, na última pesquisa realizada no mês de setembro, registrou a marca de 98% do índice de satisfação referente aos serviços de saúde prestados à população paraense.

Entre os usuários satisfeitos, está Raissa Silva, 29 anos, mãe de Maria Alice Mota, três anos, assistida há um ano pelo serviço de Reabilitação do CIIR.

“Nós, usuários, temos os nossos elogios, reclamações, sugestões para melhoria dos serviços. O SAU é muito importante. Eu, particularmente, já participei de várias pesquisas; contribuí com elogios e críticas construtivas e fui atendida. Quando me chamaram para falar sobre a situação que tinha sido resolvida, fiquei muito satisfeita, melhorou muito o meu processo de atendimento”, considerou.

Raissa destacou, ainda, que a capacitação é muito importante, “para que os profissionais possam tirar nossas dúvidas, ouvir as reclamações dos usuários e para que a cada dia os serviços prestados aqui no CIIR melhorarem ainda mais”, concluiu a genitora.

Público – Pensando em oferecer um atendimento ainda melhor aos usuários assistidos pelo Centro de Reabilitação, a recepcionista Luany Lima destacou a importância da capacitação. “Falar sobre a Ouvidoria é muito importante, tanto para nós, profissionais, quanto para os usuários que procuram por esse serviço. Receber treinamento sobre esse canal é fundamental e agrega muito no nosso conhecimento profissional, pois conseguimos direcionar e ajudar outras pessoas, principalmente os nossos usuários aqui do Centro, que, muitas vezes, vêm de longe em busca dos nossos serviços, que são referência no Estado”, disse a profissional.

Ouvidoria – Ainda segundo Lia Trindade, assessora da Ouvidoria da Sespa, o serviço de ouvidoria em funcionamento proporciona o fortalecimento da gestão com transparência, avalia permanentemente o grau de satisfação da população, e a resposta da manifestação dentro do prazo em tempo oportuno. 

Segundo ela, o serviço gera satisfação e eficiência para a gestão do SUS, uma vez que leva, de forma descentralizada e regionalizada, a garantia dos direitos aos usuários do SUS, a disseminação de informações em saúde e a mediação do acesso às Políticas Públicas de Saúde e aos serviços disponíveis para a população no âmbito deste Estado.

Os usuários do SUS podem ter acesso à Ouvidoria da Sespa por meio do site. No CIIR, os usuários têm acesso ao Serviço de Atenção ao Usuário (SAU), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Ambulatório.

Estrutura - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).  

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59. 

Texto de Tarcísio Barbosa (Ascom CIIR)