Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRONEGÓCIO SUSTENTÁVEL E COMPETITIVO

Governo do Estado investe em tecnologias e fortalece produção agropecuária paraense

Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) tem novas instalações e amplia atividades nos 144 municípios com 177 postos de atendimento

Por Giovanna Abreu (SECOM)
16/10/2024 11h48

A entrega de novas unidades da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) é um dos focos de investimento do Governo do Estado para fortalecer a agropecuária no Pará. Há pouco mais de um mês, foi entregue a nova Agência Local de Sanidade Agropecuária (ULSA) no município de Juruti, no Baixo Amazonas, que garante mais conforto, qualidade no atendimento e ampliação de serviços ao produtor rural.  

“A Adepará realizou em Juruti, toda a reconstrução e adaptação do prédio, que é o nosso primeiro imóvel próprio, gerando, certamente, uma economia para administração pública e garantindo melhor atendimento de defesa agropecuária ao produtor da região'', afirma Jamir Macedo, diretor-geral da Adepará. A nova agência atende mais de 700 produtores cadastrados no município. Com a entrega, a Adepará segue com a meta da atual gestão que é a reestruturação total de todas as unidades da agência no Estado. 

A produtora rural Ana Célia Lopes celebra o avanço proporcionado a partir da nova estrutura. “Conseguimos ter esse apoio da Adepará na nossa agricultura familiar e faz toda a diferença, porque através da fiscalização do órgão, nós conseguimos, finalmente, o nosso selo de qualidade. Nós ficamos muito felizes com essa vitória”, comemora. 

Agência está presente em pontos estratégicos dos 144 municípios

A Adepará está presente nos 144 municípios, em 177 postos de atendimento. Ao todo, são 20 gerências regionais e 157 unidades administrativas, sendo 61 ULSAs e 96 escritórios de atendimento à comunidade. Há ainda, 24 postos de fiscalização agropecuária, em pontos geográficos estratégicos do território que garantem a segurança dos produtos que entram e saem do Estado. Em setembro deste ano, a Agência completou 22 anos com atuação do Serviço Veterinário Oficial (SVO) do Estado, garantindo a qualidade dos produtos agropecuários com preservação do meio ambiente e competitividade nos mercados local, nacional e global. 

O papel da Adepará, conforme o produtor rural Timóteo Tavares, é fundamental para impulsionar o desenvolvimento de projetos no setor. “A gente sempre pôde contar com o apoio da Adepará. Essa agência tem ajudado muito a gente, para desenvolver as atividades, tanto na área da aquicultura, quanto na área do plantio”, destaca. 

Conquistas – Entre os principais avanços do órgão está o programa ‘Adepará 100% Digital’, que garante o acesso à internet em todas as unidades e permitiu ao produtor a possibilidade de emitir documentos oficiais de sua residência; assim como o SISBI-POA, serviço de inspeção estadual equivalente ao serviço de inspeção federal, que possibilita a comercialização dos produtos de origem animal em todo território brasileiro, aumentando a geração de emprego, renda e arrecadação estadual. 

Além da renovação da frota; aquisição de equipamentos de informática; criação do Sigeagro, sistema responsável pela consolidação das informações técnicas, que fortalece o serviço de defesa sanitária; e da disponibilização de um Mestrado em parceria com a Universidade Federal do Pará, a Adepará está presente, também, nas Feiras Agropecuárias, que possibilitam a formação profissional por meio de cursos, oficinas, palestras e vitrines tecnológicas. 

Destaque - A agência alcançou destaque também em relação à febre aftosa, ao registrar o índice de cobertura vacinal acima de 98%, em um estado com rebanho superior a 26 milhões de cabeças de gado, que atingiu o ranking de 2º maior do país.