HRPC promove ação junto aos usuários e acompanhantes sobre a importância do cuidado integral, seguro e humanizado
A Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), no nordeste paraense, promoveu nesta segunda-feira (14), ação de educação em saúde, junto aos usuários e acompanhantes na Recepção de exames, em alusão ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebrado no segundo sábado de outubro. A atividade teve como principal objetivo informar e orientar familiares de pacientes internados, reforçando a importância do cuidado integral e humanizado. Durante o evento foram distribuídos brindes , o enfermeiro Rafael Freire apresentou o conceito de cuidados paliativos e abordou temas essenciais, como a desmistificação do processo de morte, o suporte emocional oferecido aos familiares e o papel ativo da equipe de saúde, tanto no hospital quanto no ambiente domiciliar. A ação destacou ainda a importância da empatia e o acolhimento, alinhando expectativas e fortalecendo a rede de apoio dos pacientes.
A assistente social, Dyandra Jamylle, enfatizou a relevância da comunicação clara e acolhedora. "O envolvimento da família é essencial para garantir um cuidado centrado no paciente, através do diálogo, visando preparar e orientar os familiares para que se sintam fortalecidos na jornada de cuidar, promovendo não apenas bem-estar físico, mas também emocional e social".
O presidente da Comissão de Cuidados Paliativos, do clínico geral, Carlos Sarraf, reforçou a importância desse cuidado no contexto hospitalar. "Com o aumento da expectativa de vida e a maior incidência de doenças crônicas e agravos de saúde, sejam eles incapacitantes ou não, falar sobre cuidados paliativos é uma necessidade no âmbito assistencial do HRPC”. O profissional destaca ainda que a utilização da conferência familiar como instrumento esclarecedor e norteador do plano de cuidados, durante a internação até o momento da alta, aproxima os profissionais, pacientes, suas famílias e suas redes de apoio. “Através dela, é possível alinhar as expectativas sobre a situação de saúde daquele indivíduo e entender as particularidades dessa família, que deve ser orientada e capacitada para um cuidado que priorize a qualidade de vida, o bem-estar e a dignidade humana", destacou.
Jacirene Machado, de 39 anos, residente no município de Salinópolis, a 77 km de Capanema, aprovou a ação realizada. "Muito bom ouvir a palestra do enfermeiro, pude saber mais sobre cuidados e ouvir os louvores acalmou meu coração. Só gratidão à equipe", declarou a usuária.
Dados - Ano passado, a equipe multiprofissional garantiu 450. 103 atendimentos aos usuários da região. De janeiro a setembro deste ano, a equipe multiprofissional garantiu 504.180 atendimentos.
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado pelo Hospital, a Policlínica e o Natea (Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista), integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC