Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Crianças têm oficina de brinquedos e piquenique no Hospital Metropolitano

Com a atividade lúdica, meninas e meninos exercitaram a criatividade e ampliar conhecimentos interagindo com outras crianças

Por Alberto Dergan (HMUE)
15/10/2024 11h10

Os pacientes pediátricos do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, celebraram o mês que comemora o Dia das Crianças. Na manhã da segunda-feira (14), as crianças estiveram em uma ação especial: oficina de brinquedos utilizando produtos recicláveis, promovendo não apenas a diversão, mas também a consciência ambiental.

A oficina foi conduzida pela equipe do Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que orientou os pequenos na criação de brinquedos e objetos decorativos a partir de materiais que, geralmente, seriam descartados.

“Essa ação vai além da celebração do Dia das Crianças. Queremos oferecer um momento de descontração e aprendizado, mostrando ser possível criar algo divertido e bonito a partir de materiais recicláveis. Ao mesmo tempo, reforçamos a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente”, destacou Leonice Cardoso, coordenadora do Atendimento Educacional do HMUE.

Na oportunidade, as crianças puderam levar para os leitos suas criações. A atividade também promoveu a interação entre os pacientes, estimulando a socialização e a troca de experiências em um momento que, muitas vezes, pode ser desafiador para eles.

Camile Pimentel, 33, acompanha o filho, de apenas 4 anos, internado na unidade, referência para o cuidado de traumas graves. Segundo ela, o momento permite trazer mais conforto tanto para o acompanhante quanto para as crianças internadas.

“Muito legal participar dessa ação com ele aqui dentro. Muitas vezes a gente não tem tempo em casa para fazer algo assim e nós participamos juntos aqui dentro, foi uma grata surpresa. Com certeza, traz mais conforto para as crianças e também para as crianças que se divertem”, destacou.

Outra atividade realizada para marcar a data foi um piquenique no jardim do Hospital. O objetivo foi cooperar para que as crianças tivessem uma experiência fora do leito.

“É muito gratificante saber que essas atividades são realizadas aqui dentro, principalmente para as crianças. Isso faz com que elas esqueçam um pouco dos seus traumas e brinquem com os outros amiguinhos”, comentou Elaise de Oliveira, vinda de Itaituba, sudoeste paraense, para acompanhar a neta que está em cuidados no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

Referência - Pertencente à rede de saúde pública do Pará e gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano é referência no tratamento de média e alta complexidade, em traumas e queimados, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade dispõe de 228 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras e leitos de UTI.

O Metropolitano recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, dos diferentes municípios do Pará e também de outros estados. Em 2023, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.