Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Atendimento a crianças no PS Dr. Roberto Macedo registra mais de 190 cirurgias em cinco meses

Com a atuação eficaz de 12 cirurgiões, dezenas de crianças encontram no Pronto-Socorro do Estado o atendimento especializado no Serviço de Cirurgia Pediátrica

Por Governo do Pará (SECOM)
14/10/2024 14h08

Desde a abertura do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) pelo Governo do Pará, em Belém, o Serviço de Cirurgia Pediátrica da unidade vem se destacando como referência não só para os bairros do entorno, mas para outros municípios fora da Região Metropolitana da capital. Composta por 12 cirurgiões, em cinco meses a equipe realizou 197 cirurgias pediátricas de urgência e emergência, em crianças recém-nascidas e adolescentes.

Dentre os procedimentos realizados estão os tratamentos de apendicite aguda, torção testicular, traumas, invaginação intestinal (obstrução), acessos venosos, parafimose, hérnia encarcerada e obstruções intestinais, além de retirada de corpos estranhos ingeridos por crianças.Cirurgias pediátricas estão entre os serviços especializados do PSRM

Marcos Phelipe da Silva Nunes, 8 anos, morador do bairro do Tapanã, paciente da cirurgiã pediátrica Ana Carolina Oliveira de Matos, está internado, após cirurgia de emergência realizada na quinta-feira (10). A especialista informou que o paciente foi diagnosticado com apendicite aguda, doença grave e que pode levar à morte, se não for tratada com celeridade.

"O Marcos Phelipe chegou ao PS apresentando febre, vômitos e muita dor abdominal, e por isso foi levado imediatamente ao Centro Cirúrgico para realização de apendicectomia, cirurgia feita para remover o apêndice, um pequeno órgão localizado no intestino grosso, que pode romper e causar complicações graves, como peritonite, obstrução intestinal ou sepse", explicou a especialista.

Rita de Cássia e Marcos Phelipe: rapidez e precisão no atendimento fez a diferença para a saúde do menino Diferença -Para a mãe de Marcos Phelipe, Rita de Cássia Reis da Silva, a rapidez no atendimento fez toda a diferença para salvar a vida do filho. Ela destacou também a atenção da equipe assistencial, por ter colocado a família ciente sobre tudo o que estava acontecendo com o menino durante o atendimento.

"Quando eu cheguei com meu filho ao hospital, ele foi prontamente atendido. Toda a equipe, os enfermeiros, técnicos de Enfermagem, todos os profissionais, atenderam muito bem o Marcos Phelipe. Explicaram que ele iria precisar passar por uma cirurgia de urgência, porque foi verificando que ele estava em uma situação grave. Foi tudo muito rápido, e eu fui bem acolhida também. Explicaram tudo o que estava ocorrendo com o nosso filho, e não ficamos com nenhuma dúvida em relação à cirurgia. Tivemos um excelente atendimento na chegada, equipe deu todo o apoio. Quando ele entrou no bloco de cirurgia, nós já sabíamos de todos os processos que iriam ocorrer com ele. Agradeço ao hospital e equipe por terem salvado a vida do meu filho", disse a mãe do paciente.

Equipe de excelência - Segundo a médica Ana Carolina, "o PSRM conta com uma equipe composta de cirurgiões pediátricos experientes, com habilidade, competência e, principalmente, responsabilidade de cuidar das crianças em situações que podem ser vitais para salvar vidas. São poucos os hospitais de emergência na região que disponibilizam esse serviço especializado, com uma equipe tão capacitada. Sou extremamente feliz e realizada como cirurgiã pediátrica. Quando trabalhamos com ética e respeito, temos excelentes resultados, com crianças saudáveis e familiares felizes. Faço parte de uma equipe de trabalho unida, parceira e resoluta. Isso me deixa muito feliz".

Especialista que presta assistência a crianças com doenças congênitas ou adquiridas, desde  a gestação até o fim da puberdade, o cirurgião pediátrico tem um dia especial para ser celebrado - 12 de Outubro -, data que também homenageia as crianças.

De acordo com o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros, o Serviço de Cirurgia Pediátrica do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo oferece um trabalho de excelência às crianças que necessitam de tratamento especializado, por meio da atuação fundamental dos cirurgiões pediátricos.

"O Serviço de Cirurgia Pediátrica do PSRM foi criado para suprir a necessidade de pacientes que começaram a chegar ao hospital com crises de apendicite. A demanda desses casos é grande, e as cirurgias de apendicectomia se tornaram o carro-chefe da Cirurgia Pediátrica no PS. Os pacientes que chegam e têm o diagnóstico de apendicite fechados são submetidos às cirurgias de apendicectomia. Principalmente nesses casos, esses pacientes passaram a ter uma referência a mais no tratamento dessa doença. Por isso, o Serviço de Cirurgia Pediátrica tem desenvolvido um papel fundamental no restabelecimento da saúde das crianças atendidas no nosso hospital. Muitas crianças foram salvas com a atuação dos nossos cirurgiões pediátricos, por isso aproveito para parabenizá-los duplamente: pelo trabalho realizado no PSRM e pelo Dia do Cirurgião Pediátrico", destacou o gestor.

Serviço: Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo funciona em regime de plantão 24h. A unidade de saúde localizada na Avenida Augusto Montenegro, no bairro Parque Verde, é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Joelza Silva - Ascom/PSRM