Seap promove ação social no Dia das Crianças
Crianças da comunidade de São Francisco do Itá, do município de Santa Izabel do Pará, receberam doações de brinquedos arrecadados entre os servidores da secretaria. A ação beneficiou cerca de 80 crianças da localidade
No dia dedicado às crianças, servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) promoveram uma ação social para alegrar a comunidade de São Francisco do Itá, localizada no município de Santa Izabel do Pará. Todos os brinquedos doados foram arrecadados durante a Corrida Solidária, que envolveu os integrantes do Curso de Padronização de Procedimentos Operacionais (CPPO), e foi realizada na última quinta-feira, no Parque Estadual do Utinga. Foram arrecadados 150 brinquedos durante o evento.
Na comunidade de São Francisco do Itá vivem cerca de 80 famílias, e as 75 crianças cadastradas para receberem as doações aguardavam ansiosas a distribuição dos presentes. Além da distribuição dos brinquedos diversos, foi distribuído também um lanche com direito a cachorro-quente e refrigerantes.
O Secretário Adjunto de Gestão Operacional (SAGO), Ringo Alex Rayol Frias, acompanhou a ação social na comunidade e parabenizou a iniciativa. Para ele, a aproximação com a comunidade contribui para desmistificação da criação da polícia penal, “que carrega o rótulo de promover a segurança das pessoas que estão recolhidas através de uma ordem judicial e a polícia penal tem essa atribuição de fazer a manutenção dessa custódia”. A ação de hoje contribui para quebrar esse estigma e revelar que existe um outro lado da polícia penal.
“Quando a gente sai dessa área (da segurança pública) para fazer uma ação social como essa, a gente demonstra que atrás de cada policial penal, de cada servidor penitenciário, existe um pai de família, existe um cidadão que convive diuturnamente no meio do seio da sociedade paraense, e isso nos aproxima mais a nossa polícia da comunidade. A Seap foi constituída para ser a protagonista nessa mudança, nessa virada de chave que o governo do estado do Pará determinou, que o ambiente carcerário se tornasse território exclusivo do estado”, afirma o secretário.
Ringo Alex pontua que mesmo a Secretaria desenvolvendo seu trabalho de forma consistente dentro do ambiente carcerário, ações dessa natureza abrem espaço para permitir a interação com a sociedade.
“Hoje é um dia de festa aqui na comunidade, que a gente atende aí os anseios sociais, principalmente transformando esse dia em um dia muito especial para essas crianças, que agradeceram sobremaneira a nossa vinda. Nós fomos acolhidos também de braços abertos. Desejar para a comunidade de São Francisco do Itá, toda a região do Itá e para todas as crianças também do Estado do Pará, um dia das crianças maravilhoso e que a gente possa também ter um Círio abençoado, e que a gente possa fazer essa congratulação em família”, manifestou Ringo Alex.
A Policial Penal Edilene Côrrea é moradora da comunidade São Francisco do Itá. ela foi uma das idealizadoras e coordenadora da ação social. Ela relata que a ideia de fazer a campanha para a comunidade surgiu no primeiro encontro da primeira corrida do CPPO, foi quando foi proposto aos participantes a doação dos brinquedos para o Dia das Crianças da localidade.
“Nós tivemos a ideia de fazer a coleta, arrecadar os brinquedos e escolher duas comunidades. E aí foram contemplados a comunidade Espírito Santo e São Francisco do Itá, que fica aqui em Santo Isabel, para a gente fazer a distribuição dos brinquedos para as crianças aqui na nossa comunidade. E hoje a gente está aqui realizando essa distribuição. Nós conseguimos arrecadar cerca de 150 brinquedos para as crianças e nós obtivemos êxitos, graças a Deus. As crianças compareceram, os familiares. Foi muito positivo esse nosso resultado”, afirma Edilene.
Edilene conta ainda que foi uma surpresa para as crianças a realização da distribuição dos brinquedos. Ela entrou em contato com outros moradores da comunidade de São Francisco do Itá, e conseguiram falar com a professora da escola-creche que atende a comunidade, a liberação do espaço para a realização da ação, e o levantamento de quantas crianças vivem na comunidade.
“Nosso objetivo é que em dezembro a gente possa voltar para a comunidade, inclusive com outras propostas como distribuição de cesta básica, porque nós temos uma população que precisa dessa atenção, pois temos cerca de 75 famílias nas duas comunidades”, comentou Edilene.
Helison Portal também é policial penal e atuou para realizar a distribuição dos brinquedos na comunidade. Sobre o resultado positivo da ação social, o policial aproveitou para agradecer a todos que contribuíram para a realização do evento.
“É um sentimento de gratidão, né? Gratidão a Deus, gratidão a todos que ajudaram, todos os irmãos policiais penais que participaram da corrida solidária para que esse projeto acontecesse. Então esse projeto tem a mão de muita gente, tem a ajuda de muita gente. Também agradecer à Secretaria, que está sempre nos apoiando, que nos apoiou nesse projeto, tanto na Corrida Solidária como neste agora da doação do brinquedo”.
Helison também destacou a satisfação pessoal de ver a alegria estampada nos sorrisos e nas brincadeiras que se seguiram após a distribuição dos brinquedos.
“A sensação que a gente tem é que a gente, como policial e como cidadão, a gente fazendo o bem para uma comunidade, em especial para as crianças, isso é muito fortificante para nós como pai, como cidadão, como pessoa. E ver o carinho que a gente recebe das crianças, da comunidade que aqui estão. Foi uma recepção muito boa, muito calorosa, com muito carinho. Então a gente só tem gratidão, agradecer a todos e agradecer por esse momento especial que foi feito para essas crianças aqui”, afirmou o policial penal.
Quem estava feliz e agradecida pelo evento de hoje, era a mãe da pequena Luna, de dois meses de idade, Franciele Damasceno da Costa. Sem condições de comprar um presente para a filha, ela disse que estava muito grata pela oportunidade e pela solidariedade dos policiais penais com as crianças da comunidade. “Estou muito grata. Agradeço muito a Deus e a vocês por essa boa ação Muito obrigada”.
Keila Damasceno da Costa, mãe de Késsia, de 7 anos, e de Kássia, de 9, também aproveitou para agradecer pela boa ação do Dia das Crianças.
“Eu achei, assim, de suma importância, porque eu não tenho condições de tirar um dinheirinho para comprar presente para as nossas crianças. Então, essa oportunidade que eles deram de presentear, pelo menos, nesse dia especial deles, É muito gratificante para nós como pais. Então eu só tenho a agradecer e pedir para que Deus abençoe sempre cada um deles. Muito obrigada”, concluiu.
Texto: Márcio Sousa / NCS Seap Pará