Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa promove campanha em parceria com 8° Batalhão de Manutenção de Selva

Ações como essa fortalecem a manutenção do estoque de sangue necessário para a rede hospitalar estadual, informa a Fundação Hemopa

Por Aline Seabra (HEMOPA)
11/10/2024 12h36

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) finalizou, na quinta-feira (10), mais uma campanha externa de doação de sangue. Desta vez, a parceria foi com o 8º Batalhão de Manutenção de Selva (8º B Mnt Sl), da 8ª Região Militar do Exército Brasileiro, no bairro da Marambaia, em Belém.

Ações como essa fortalecem a manutenção do estoque de sangue necessário para a rede hospitalar estadual, com a mobilização, no caso, de voluntários do Exército. A iniciativa contou com o apoio de uma unidade móvel e da atuação de equipe multiprofissional do Hemopa, com a infraestrutura necessária para facilitar a participação voluntária do Exército.

O comandante do 8º B Mnt Sl, coronel Lopes Rodrigues, destacou a importância da mobilização para garantir a cobertura transfusional na região e atrair novos jovens doadores. “Desde que assumi o comando deste batalhão, em dezembro de 2021, iniciamos uma parceria com o Hemopa com o objetivo de aumentar o número de bolsas de sangue para atender a comunidade de Belém. Essa colaboração é fundamental, pois contamos com um público diversificado e, a cada ano, recebemos novos jovens. É essencial conscientizá-los sobre a importância da doação de sangue”, afirmou o coronel.

A 3ª Sargento do 8º B Mnt Sl, Gabriela Monteiro, comentou sobre sua motivação para realizar a doação de sangue: “O que me motivou foi saber que muitas pessoas precisam, e eu sempre fui voluntária. Gosto de contribuir para essa causa solidária, ajudando o próximo”, afirmou.

Hemopa também promoveu ação de coleta de sangue no Parque Verde, em Belém

Nesta sexta-feira (11), a Fundação Hemopa, em parceria com uma empresa particular realizou uma ação especial de doação de sangue na sede da empresa, no bairro Parque Verde, em Belém. A iniciativa mobilizou colaboradores da empresa e voluntários, com o objetivo de reforçar os estoques de sangue do Hemopa, essenciais para o atendimento de hospitais e pacientes em tratamento no estado.

Lorene Mota, da gerência de Captação de Doadores do Hemopa, destacou a importância dessas ações. “O Hemopa, através de parcerias com empresas e instituições, realiza campanhas externas para sensibilizar os colaboradores a fazerem a doação de sangue. Hoje, a campanha está acontecendo na empresa Solar Coca-Cola Belém, e esperamos uma ampla participação dos seus colaboradores. A doação de sangue é um ato de solidariedade e de responsabilidade social, e através das doações voluntárias, o Hemopa consegue atender a demanda transfusional de todo o Estado do Pará”, disse a assistente social.

O médico da empresa, Roberto Pantoja, também comentou sobre a ação e a parceria.  “É um prazer ter o Hemopa aqui como parceiro, estimulando nosso time de saúde e colaboradores da empresa a participarem da doação de sangue, que está brilhantando nossa Semana de Saúde e Segurança. Espero que possamos realizar mais campanhas como essa. Como médico, sei da importância da doação para pacientes que necessitam de transfusões. A Solar Coca-Cola tem o compromisso de contribuir com a população necessitada, e é um prazer manter essa parceria com o Hemopa nos próximos anos. Sempre estaremos com as portas abertas”, ressaltou Roberto.

O doador e técnico de enfermagem do trabalho na Solar Coca-Cola, Kleber Moreira, também compartilhou sua experiência como doador. “O que me motivou foi a importância desse gesto. Ao doar sangue, a gente pode salvar vidas, e isso é algo muito bom. Foi um sentimento de dever realizado. Saber que posso salvar até quatro vidas com essa doação é muito gratificante, um verdadeiro dever cumprido”, explicou Kleber.

Serviço - Aqueles que ainda desejam doar podem se dirigir às unidades do Hemopa, que seguem com a coleta para garantir o abastecimento necessário. Para mais informações, basta acessar o site ou os canais de atendimento da instituição.

Texto de Beatriz de Nazaré