Hospital Regional de Oriximiná é referência em média e alta complexidade
Unidade tem 26 leitos, sendo 10 destinados à UTI adulta e 16 para outras especialidades, além de serviços de urgência e emergência 24 horas
Eram 8h da manhã, quando o aposentado José Guedes de Melo chegou ao Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus, em Oriximiná, no oeste paraense. Ele não sabia que, naquele momento, marcaria a história da nova unidade como o primeiro paciente a receber atendimento, e se emocionou. “É uma grande alegria que o governo tenha colocado um hospital regional em Oriximiná”, disse.
A enfermeira Samyle Souza e a assistente social Iara Wanzeller foram as primeiras a ter contato com o paciente. Após a triagem inicial, seu José Guedes recebeu atendimento do médico Ian Lucas e passou por alguns exames básicos. “Vamos seguir avaliando a necessidade clínica do seu José. O hospital tem toda a infraestrutura para atender o paciente no que ele precisa”, afirmou o médico, que também ficou surpreso com o fato de protagonizar o primeiro atendimento de um hospital. “Até contei aos meus amigos”, afirmou ele.
Contente e surpreso com a infraestrutura e tratamento que recebeu, o aposentado José Guedes quis conhecer o hospital por completo. Foi em várias áreas e até pousou para fotos na sala onde está instalado o tomógrafo. Alegre, ele voltou a agradecer a construção da unidade e citou que seus pais e avós já falavam dessa necessidade havia anos.
O hospital foi entregue no dia 01, deste mês de outubro, com a presença do governador Helder Barbalho e da secretária de saúde pública do Pará, Ivete Vaz, na presença de servidores e de autoridades públicas.
Com uma capacidade de 26 leitos, sendo 10 destinados à UTI adulta e 16 para outras especialidades, o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus oferecerá serviços de urgência e emergência 24 horas, com foco em procedimento de média e alta complexidade.
Além de cirurgias, a unidade também atenderá pacientes nas especialidades de ortopedia e traumatologia, ginecologia, cardiologia e anestesiologia. Vários outros profissionais de diversas áreas compõem a equipe assistencial do Regional de Oriximiná, incluindo assistência social, enfermagem, fisioterapia e psicologia.
Completam os serviços a área de diagnóstico, que conta com a realização de vários exames: tomografia, anatomopatológico, eletrocardiograma, ultrassonografia, endoscopia digestiva, radiografia geral e análises clínicas.
O hospital atenderá pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Polícia e pelo Sistema de Regulação (Ser/Sespa).
Texto de Edson Fonseca