Aluno do programa de incentivo à leitura da Uepa recebe homenagem
O estudante David Williams da Costa Assunção, que fez parte do projeto de extensão Pará Leitura Vai Quem Quer - PLVQQ, oferecido gratuitamente pela Universidade do Estado do Pará - Uepa em escolas públicas, foi homenageado pela instituição, na manhã quinta-feira, 5 de novembro. O motivo foi o prêmio de Melhor Redação no Estado do Pará, conquistado por David, o que lhe garantiu a oportunidade de participar do Projeto Jovem Senador 2015, do Senado Federal.
A cerimônia de Honra ao Mérito foi realizada na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE, localizado na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo, e teve a presença do vice-reitor da Universidade, Rubens Cardoso, da pró-reitora de extensão, Mariane Franco e das professoras Zanette Gusmão, Ana Telma Monteiro e Izilda Cordeiro. O momento foi recheado de homenagens, músicas, poesias e agradecimentos.
David Willians, que cursa o 3º ano do ensino médio, participou durante dois anos de todas as atividades desenvolvidas na escola Marta da Conceição, em Cotijuba, por meio do PLVQQ. Segundo o estudante, a participação nas ações da Uepa foi fundamental para ser selecionado no concurso de redação.
“O Pará Leitura Vai Quem Quer, para mim, é um dos tijolinhos afixados na minha trajetória para que eu pudesse chegar até aqui. Aprendi a ler com seis anos e no início o que mais me interessava eram as histórias infantis e os contos de fadas. A chegada do Pará Leitura na minha vida, além de me trazer um hábito mais frequente, me trouxe o prazer, o gosto e o entusiasmo em ler cada vez mais. Toda a minha vontade, o incentivo e o acesso aos livros me trouxeram o prêmio de melhor redação do Estado, minha honra e felicidade não cambem em mim”, diz ele.
Com a seleção nacional, David e outros 26 estudantes, um de cada unidade da federação, vivenciarão o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República, em Brasília, no período de 16 a 21 de novembro.
“O lugar mais longe que fui foi no município de Vigia, essa vai ser minha primeira viagem de avião e tenho certeza que vai ser inesquecível. As expectativas são as melhores, sei que ir à Brasília é um privilégio para poucos, muitos queriam estar no meu lugar”, acrescentou o futuro universitário, que ainda está em dúvida sobre a carreira profissional jurídica ou filosófica.
Para a professora Izilda Cordeiro, idealizadora e coordenadora do Pará Leitura, as atividades têm como objetivo, também, promover a interação entre educandos, educadores e comunidade e contribuir para a formação crítica dos alunos.
“Enquanto docente percebi, há 15 anos, que seria muito importante criar o projeto para atender a demanda de diversas pessoas que possuem o interesse de aprender. Crianças, jovens e adultos participam de todas as atividades proporcionadas que oportuniza a interação entre professores, futuros professores e comunidade externa”.
O PLVQQ surgiu no ano de 2009 e desenvolve, em escolas e praças, atividades de incentivo à leitura, educação ambiental e lazer. Em 2012, o projeto vinculou-se ao Núcleo de Estudos e Extensão, Trilhas Investigativas e Práticas Sociais - Netrilhas.