Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIDADE

Terminal Hidroviário de Aveiro facilita acesso ao município e aumenta expectativa de turismo na Região

População aprova melhorias no deslocamento de barco e comemora serviços gratuitos disponíveis aos usuários

Por Talytha Reis (CPH)
08/10/2024 15h12

O novo Terminal Hidroviário de Aveiro tem transformado a realidade da população do município, no oeste paraense. Construído sobre a bela paisagem do rio Tapajós, o equipamento público foi entregue pelo Governo do Pará há 30 dias, e vem garantindo mais conforto e segurança às comunidades. O espaço é o 28º terminal hidroviário inaugurado pela atual gestão, desde 2019.

Mais de 90% dos aveirenses precisam dos barcos para se locomover, principalmente, para chegar aos distritos e comunidades próximas. A cidade, inaugurada há 243 anos, nunca teve um local adequado para embarque e desembarque de passageiros, até setembro deste ano. O acontecimento acabou inspirando os artistas locais, como o compositor Junior Brito, que escreveu uma música em homenagem. 

"Para mim é uma satisfação enorme poder falar dessa grande obra que é o nosso terminal hidroviário, lançado recentemente, pelo Governo do Estado. Todos sabemos que o rio é nossa estrada, e por ele pessoas vão e vem todos os dias. O hidroviário trouxe grandes melhorias para nossa população. Pois as pessoas têm mais segurança na hora do embarque e desembarque, assim como os passageiros têm um local adequado para esperar suas embarcações. Além de se tornar um ponto turístico e de referência para os turistas e próprios moradores. Após o pôr-do-sol, das praias, prelo grande desenvolvimento que ganhamos, resolvi também escrever uma música em homenagem a estes dias de glória que tanto sonhamos, o nome dela é Aveiro, o melhor lugar do mundo", afirma o músico. 

Com mais facilidade de acesso à região, o Terminal Hidroviário de Aveiro proporcionou mais facilidade para receber turistas e aumentou a expectativa de quem empreende na região. 

"Esse espaço foi muito esperado, e trouxe mais conforto e dignidade para nossa população, principalmente para as pessoas de mais idade que sofriam para embarcar e desembarcar aqui no porto. O terminal tem proporcionado mais acessibilidade ao local, esperamos também a chegada de mais turistas para movimentar a nossa região, nós temos sido muito beneficiados", disse a comerciante Rebeca Gonçalves. 

Equipamento - O equipamento público conta com uma estrutura moderna e oferece à população uma sala do Juizado, uma unidade do ParáPaz, administração, área de transbordo de cargas, área de contagem de cargas, duas salas de tickets, guarda-volume, banheiros feminino e masculino, banheiro para pessoas com deficiência, lanchonete, depósito de material de limpeza, carrinhos para bagagens, bebedouros, e sala de espera com 30 lugares e televisão.

Para garantir segurança e conforto no transporte de passageiros e insumos, o terminal possui quatro módulos de rampa metálica, que juntos somam aproximadamente 110 metros de extensão. 

O conjunto naval do terminal também conta com dois novos flutuantes, sendo um intermediário, com 6 metros de extensão, e outro principal, com cerca de 25 metros. Além disso, uma caixa d’água e uma estação de tratamento de esgoto atendem o novo terminal. 

"Os aveirenses receberam seu primeiro terminal hidroviário e agora tem mais dignidade, no embarque e desembarque, tanto o idoso, quanto a criança, que tinham mais dificuldade para ter acesso à embarcação. Foi um verdadeiro divisor de águas para região. Esse equipamento é a nossa porta de entrada para o município, contemplado com a beleza do rio Tapajós", disse o presidente da CPH, Josenir Nascimento.