Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Fundação Santa Casa do Pará promove ações pelo Dia das Crianças

A instituição já realizou neste ano mais de 30 mil atendimentos em suas unidades pediátricas

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
08/10/2024 14h13

Lanche especial e brindes

Entre consultas, internações, cirurgias, exames e outros procedimentos de saúde, são atendidos mensalmente nos ambulatórios e áreas hospitalares da Santa Casa do Pará milhares de crianças egressas da maternidade e encaminhadas por instituições de saúde da capital e do interior do Estado.   

“A Santa Casa é referência e conta com equipes multiprofissionais altamente qualificadas e engajadas para oferecer uma assistência humanizada aos pequeninos, e isso inclui também ações comemorativas como a do Dia das Crianças. Então, este ano, concentramos parte dessas ações no dia 11, quando teremos apresentações, brincadeiras, distribuição de brindes e outras atividades que vão ser planejadas especialmente para as crianças por uma equipe de pedagogia que atua no hospital”, explica Larissa Rabelo, responsável pelo Núcleo de Eventos da Fundação Santa Casa.  

Contação de história

A programação da próxima sexta-feira (11) acontecerá de manhã e à tarde e vai abranger crianças atendidas no ambulatório de pediatria, enfermarias e UTI pediátricas. 
Paralelamente a essas ações, as equipes do Parapaz na Santa Casa, dos Serviço de Terapia Renal Substitutiva Pediátrica e do Serviço de Referência em Fissuras promovem atividades para os seus pacientes.  

Crianças como Renutmilly de 8 anos, em tratamento há sete anos, que cantou, dançou e aprovou o lanche oferecido na programação, considerada um momento de descontração para ela e para a mãe, Rosiane Braga, que a acompanha em cada sessão de hemodiálise. “Olha, é muito bom. Tanto para a gente como para as crianças, porque essas apresentações, feitas pelos voluntários, tornam os dias mais leves e eles ficam mais alegres”, diz Rosiane.

Renutmilly cantou, dançou e aprovou o lanche oferecido na programação

Momentos de alegria e atenção que são essenciais para a saúde e desenvolvimento das crianças atendidas, considera a terapeuta ocupacional Fernanda Lobato. “É através da brincadeira que a criança consegue expressar sentimentos, desejos, vontades. Então, num momento como esse, que é o Dia das Crianças, a gente valoriza muito essa ludicidade, esse tempo que para a infância é importante. A gente tenta preservar e dar todo o estímulo necessário para que eles se desenvolvam plenamente, apesar do tratamento”, conclui.  

As programações de comemoração do Dia das Crianças na Santa Casa são voltadas para os pacientes atendidos e acontecem durante toda a semana. Na sexta, dia 11 de outubro, integrantes do Projeto de Extensão em Pedagogia Hospitalar (Uepa/FSCMPA) realizarão nos ambulatórios e enfermarias as atividades artísticas, como desenho, pintura e colagem, teatro de fantoches, jogos e brincadeiras, além de roda de conversa, música e dança.