Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MODERNIZAÇÃO

Cosanpa investe em novas tecnologias para aprimorar tratamento de água

Instalação de sistemas automatizados atende parâmetros nacionais do serviço de abastecimento à população

Por Marcelo Leite (COSANPA)
07/10/2024 13h52

Apresentação dos novos sistemas

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) está implantando novos equipamentos para ampliar o potencial de tratamento da água distribuída aos usuários, a partir de fontes subterrâneas de captação. Os novos dispositivos vão funcionar de forma automatizada com o objetivo de assegurar e aprimorar os parâmetros de cloro e ferro na água, conforme as diretrizes nacionais no campo de saneamento no país.

Estão programadas as instalações de 120 novos equipamentos em sistemas de abastecimento que atendem mais de 1 milhão de clientes da Companhia na Região Metropolitana de Belém, e em mais 41 municípios estaduais.

Além de garantir o atendimento à legislação, a instalação dos equipamentos torna a operação mais segura e eficiente. “Estes novos sistemas asseguram a aplicação contínua das soluções necessárias para atender os parâmetros de qualidade relacionados à cloração e teor de ferro, minimizando os riscos operacionais e conferindo maior sustentabilidade ao processo de tratamento de água”, explicou a gerente de Produção da Cosanpa, Letícia Santos.

Serão 120 novos equipamentos em sistemas de abastecimento que atendem mais de 1 milhão de pessoas

Presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior ressalta que a modernização dos processos de operação e tratamento da água integra os planos de fortalecimento dos serviços ofertados pela Companhia.

“A captação e distribuição de água subterrânea é uma realidade em praticamente todos os 52 municípios atendidos pela Cosanpa. Então, esse tipo de investimento é fundamental para levarmos mais qualidade à água entregue à população, a partir de um serviço automatizado que otimiza a mão de obra operacional”, acrescentou o titular da Companhia, José Fernando.