CIIR encerra semana alusiva aos idosos com assistência humanizada em abrigo estadual
Atividades oportunizaram alegria, acolhimento e entretenimento aos residentes por meio de atividades lúdicas como a apresentação de carimbó
Além de acolher a população idosa ofertando amplo serviço de saúde pública, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realiza assistência humanizada de modo externo promovendo o projeto "Vô com Arte", direcionado aos idosos acolhidos em abrigos na capital paraense, e nesta sexta-feira (4), encerrou a programação da “Semana do Idoso”, alusiva aos Dias “Nacional dos Idosos" e "Internacional da Terceira Idade”, enfatizados anualmente em 1º de outubro.
A programação contemplou residentes do abrigo estadual "Nosso Lar Socorro Gabriel", localizado no bairro Maracangalha, em Belém, que é uma das Unidades de Apoio à Pessoa Idosa (Uapi), coordenada pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
A ação de humanização foi conduzida pelos profissionais do setor de Arte e Cultura do CIIR, que oportunizaram alegria, acolhimento e entretenimento aos residentes por meio de atividades lúdicas: cinema, jogo de dominó, contação de histórias e apresentação de carimbó.
Para Erlen Alves, assistente social do Abrigo, a realização das atividades aos idosos acolhidos “oferta bem-estar, cultura, lazer e entretenimento entre eles, da convivência comunitária fazendo com que o residente interaja com outras pessoas além dos profissionais que atuam no abrigo. E isso favorece o emocional e a quebra de rotina”, destaca.
Residente há quase dois anos no abrigo estadual "Nosso Lar Socorro Gabriel", Augusto dos Santos, de 72 anos, celebrou a importância da visita dos profissionais do Centro. "Gostei bastante, porque nos ajuda a desenvolver a mente. Ficar parado na vida, sem ocupar a mente com coisas positivas, não é algo bom, então é muito importante os idosos terem essas atividades no dia a dia para sair um pouco da rotina e se divertir. O sentimento é de muita alegria por ter essas atividades e de poder participar, pois gosto de animação, de música e adoro interagir com as pessoas", enfatizou ao relembrar a roda de carimbó.
Segundo o professor de Música do CIIR, Messias França, as atividades musicais com o carimbó, por exemplo, além oportunizarem sair da rotina, despertam o sistema límbico na pessoa, o “cérebro emocional”, devido ao seu papel no processamento das emoções que despertam memórias, sentimentos, lembranças, cheiros e emoções vividas.
“Então, acaba que a música tem um poder fantástico de despertar na pessoa um Ethos de alegria, felicidade, bem-estar e poder proporcionar aos idosos este momento, é maravilhoso”.
Acolhimento – O abrigo ‘Nosso Lar Socorro Gabriel’ realiza acolhimento institucional de longa permanência a pessoas idosas, compreendendo, conforme o Estatuto do Idoso - lei 10.741/2003, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Estrutura - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.