Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Centro Integrado de Inclusão (CIIR) garante mais de 14 mil atendimentos para idosos

CIIR comemora ‘Dia do Idoso’ reforçando a importância de cuidados com a saúde e disponibiliza consultas médicas, exames ambulatoriais e terapias

Por Pallmer Barros (CIIR)
01/10/2024 08h16

Em alusão ao “Dia Nacional do Idoso” e “Dia Internacional da Terceira Idade”, celebrado nesta terça-feira, 1º de outubro, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, celebra a data destacando 14.166 atendimentos em saúde pública garantidos à pessoa idosa usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), que no Pará, é gerenciado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Entre os serviços ofertados estão as consultas médicas, exames ambulatoriais, acompanhamento terapêutico, Assistência do Serviço Social, acesso a dispositivos ortopédicos como órteses, coletes e próteses de membros inferiores e superiores, e disponibiliza meios auxiliares de locomoção (cadeiras de rodas e de banho, andadores, bengalas e muletas) com a entrega dos equipamentos para quem precisa da reabilitação, incluindo aparelhos auditivos.

Entre os tantos contemplados com o serviço e assistida no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), está Maria da Conceição, 77 anos, pré-protética com nível de amputação transtibial. Semanalmente, a idosa realiza atividades que trazem melhorias à sua saúde. 

"Nesses dois anos de reabilitação no CIIR, recebi uma cadeira de rodas, uma prótese e um andador. Há três semanas voltei à reabilitação para preparar o corpo à protetização. Recebi a primeira prótese no início do mês de setembro e, em dezembro, está previsto para eu receber a definitiva. Agradeço a todos os profissionais pelo empenho no atendimento e ao Governo do Estado por essa Assistência aos usuários, em especial, a nós, idosos", celebra a reabilitanda. 

Samila Ribeiro, profissional de Educação Física que conduz as atividades no plano terapêutico de Maria da Conceição, destaca que o diagnóstico da maioria dos idosos assistidos são diabetes ou hipertensão, algo que é bem predominante, por isso, o acompanhamento deve ser minuciosamente construído.

"Na reabilitação, a Maria faz treinamento aeróbico para melhorar a capacidade cardiorrespiratória, e treino de força para trabalhar o fortalecimento dos membros inferiores e superiores, pois ela vai precisar para deambular (andar) com a prótese. Em seguida, ela recebe uma prótese provisória para ir treinando em casa e no CIIR, até receber a definitiva, período em que a prótese será preparada com as medidas certas para ser utilizada de forma permanente. Então, é um trabalho de fortalecimento muscular com a educação física para a pré e pós-protetização”.

De acordo com a profissional, antes de realizar as terapias, os usuários protetizados passam pela oficina ortopédica, onde são prescritas as próteses. “Para essa prescrição de prótese, o reabilitando precisa estar fortalecido, condicionado para poder fazer o uso da prótese. Por isso, a oficina ortopédica os encaminha para o treinamento durante a confecção das próteses", explica Samila Ribeiro.

Reabilitação com esporte adaptado - Diante desse cenário e objetivando proporcionar mais qualidade de vida à população idosa no Estado, o CIIR oferta ainda entre as atividades terapêuticas, a prática de esporte adaptado na reabilitação dessas pessoas.

Segundo João Rodrigues, profissional de educação física e um dos terapeutas que conduz o esporte na instituição, a integração com a terapia traz benefícios para o corpo e a mente, contribuindo assim, com a saúde e o bem-estar dos idosos.

“As atividades proporcionam aos usuários o ganho cardiorrespiratório, força muscular, trabalha a cognição e, principalmente, equilíbrio corporal mais a mobilidade. Ainda há o complemento com a interação social entre os praticantes”, detalha o terapeuta ao destacar que os planos terapêuticos são montados de acordo com o perfil clínico da pessoa assistida. 

Celebrações – Anteriormente celebrado no dia 27 de setembro, desde 2007, conforme a Lei Nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, o "Dia Nacional do Idoso" passou a ser comemorado em 1º de outubro, em razão de ter sido nesta data, em 2003, instituído o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, legislação que dispõe sobre os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. 

Idosos no Brasil - Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo o indivíduo com 60 anos ou mais nos países em desenvolvimento; 65 anos ou mais, em países desenvolvidos. Ainda segundo a OMS, o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a dois bilhões de pessoas até 2050. O número representará um quinto da população mundial.

No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, o país passou a ter mais de 10% de sua população formada por idosos com 65 anos ou mais. 

De acordo com o último levantamento, a população brasileira foi estimada em 212,5 milhões de pessoas. Destas, 21,6 milhões tinham 65 anos ou mais de idade, o que representa 10,2%, um aumento de cerca de 9 milhões de idosos no país.

Estrutura - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).  

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.