Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO E CULTURA

CIIR proporciona inserção cultural aos reabilitandos em visita ao Margarida Schivasappa

Eles puderam assistir ao espetáculo “O Pássaro Garça Dourada” em visita organizada pelo setor de Arte e Cultura

Por Pallmer Barros (CIIR)
04/10/2024 16h33

Com os olhares centrados, reabilitandos que integram a Oficina de Teatro do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), tiveram nesta sexta-feira (4), a oportunidade de realizar visita ao Teatro Margarida Schivasappa para assistirem ao espetáculo “O Pássaro Garça Dourada”, dirigido por Adriana Cruz, em um dos locais de referência da cultura paraense na região amazônica, no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur), na Fundação Cultural do Pará (FCP). 

A visita dos reabilitandos foi organizada pelo setor de Arte e Cultura do CIIR, sendo conduzida pela professora de teatro da instituição, Paula Barros, que destaca a atividade como uma ação que “finaliza o ciclo de oficinas artísticas conduzidas pelo Arte e Cultura. Durante as aulas no CIIR, os alunos/reabilitandos puderam conhecer um pouco sobre teatro com bonecos e a trajetória do grupo artístico ‘Inbust Teatro com Bonecos’, que tem o objetivo de apresentar a cultura e artistas locais”. 

A profissional destaca que a atividade externa buscou incentivar a fruição artística e estreitar o direito de acesso à cultura e à arte. “Trabalhei com eles, desde o início do ano, todo o processo de identificação cultural do que temos de mais tradicional. Em um dos ciclos, os apresentei o teatro com bonecos e abordamos todos os tipos. Por exemplo, o boneco de manipulação direta, o fantoche. O objetivo da visita foi para reconhecer e criar um olhar mais crítico para construir, na verdade, um gostar de assistir ao espetáculo, à arte e às produções artísticas em Belém”, pondera Paula Barros. 

Entusiasmada em ver o filho assistir pela primeira a um espetáculo, Fabiane Silva, de 41 anos, destaca a visitação cultural como uma forma de suporte ao desenvolvimento clínico de Fernando Ferreira, 13 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

"A experiência foi ótima. Gostei muito e acredito que nós, pais, deveríamos fazer mais idas ao teatro; fazer um programa em família. Momentos como esse, organizado pelo Arte e Cultura, ajudam no desenvolvimento do Fernando, assim como, as outras demandas que complementam a sua reabilitação. É um contexto que ajuda bastante. O Fernando já fez uma visitação ao Theatro da Paz, apenas conheceu o espaço físico, mas assistir a um espetáculo, está sendo a primeira vez, hoje. Ele adorou e eu também", avaliou. 

Estrutura - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).  

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.