Capacitação gratuita gera oportunidades na Usina da Paz Jurunas/Condor em Belém
Iniciativa da Fundação ParáPaz e da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac) promove qualificação técnica e desenvolvimento pessoal e profissional
Cerca de 104 alunos concluíram o curso de Auxiliar Administrativo e Formação Profissional e Cidadania na Usina da Paz do Jurunas/Condor, em Belém. A iniciativa, promovida pelo governo do Estado, por meio da Fundação ParáPaz e da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), capacita moradores da comunidade, oferecendo qualificação técnica e promovendo cidadania e desenvolvimento pessoal e profissional.
Superação - A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu, na tarde de terça-feira (1), na sala multiuso e contou com a presença de grande parte dos alunos. Entre eles, a dona de casa Silvia Santos, de 50 anos, e sua filha Thaís, de 32. Estudando juntas, Silvia descobriu um novo potencial que não acreditava mais ter, devido à idade.
“Achava que já não tinha mais chance, tinha medo de começar de novo, mas vi que ainda tenho muito a oferecer. Chamei minha filha para fazer comigo e ela gostou tanto quanto eu. Agora criei coragem e já estou ansiosa para colocar em prática o que aprendi com a ajuda da minha filha”, conta Silvia, que agora planeja abrir seu próprio negócio.
Thaís, formada em Educação Física, encontrou no curso uma oportunidade de se reaproximar do mercado de trabalho. “A Usina tem ajudado muito, principalmente, quem não pode pagar por um curso de qualificação. Fazer isso ao lado da minha mãe e compartilhar as mesmas experiências, foi incrível”, destacou.
Para Dinalva Oliveira, de 54 anos, a idade tem sido uma barreira na busca por emprego. Desempregada desde fevereiro e com experiência como auxiliar administrativa, ela vê o curso como uma chance de melhorar suas condições.
“Já fiz entrevistas, mas quando perguntam a idade, as portas se fecham e mesmo assim não desisto, tanto que estou aqui, me capacitando e não vejo a hora de fazer outros, porque atualiza meu currículo e me mantém ativa. Vale a pena”, afirmou Dinalva.
Daniele Silva, de 28 anos, também está em busca de uma recolocação profissional após ter saído do emprego para cuidar do filho, hoje com 8 meses. “Quero atualizar meu currículo e me aprimorar nos cursos. Com o certificado, já posso me inscrever em Processos seletivos e concursos. Esse foi só o primeiro de muitos”, contou Daniele.
Compromisso - O coordenador geral da UsiPaz Jurunas/Condor, Lucas Carneiro, acompanhou a certificação e ressaltou que “muitas pessoas chegaram aqui sem experiência e saíram com novas oportunidades. A Usina é para a comunidade e é uma peça fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho”, disse.Essas iniciativas ajudam a reduzir o desemprego, capacitando pessoas de diversas idades e perfis e fortalecem a cidadania ao proporcionar conhecimento sobre direitos e deveres. A professora Roseli Oliveira, que ministrou os dois cursos e acompanhou a turma, destacou o compromisso em compartilhar seu conhecimento e se mostrou ansiosa para receber novos alunos.
“Existem muitos alunos que estão parados há 10, 20 anos, então esse resgate de formação profissional está sendo muito benéfico. Eu quero que meu aluno saia daqui sabendo. Tenho planejamento, tenho plano de ensino. É um ensinamento que vai ficar pra vida deles. O medo deles irem para uma entrevista de emprego é muito grande e depois saem daqui outra pessoa, mais segura, confiante. Já capacitamos mais de 400 pessoas e a maioria está empregada. Estamos de portas abertas para mais turmas”, celebra a professora.
Helder Pantoja, coordenador da ParáPaz na Usina Jurunas/Condor, parabenizou a turma que, apesar de dificuldades particulares, a maioria finalizou. "Me sinto grato por estar formando a quarta turma. Não foi fácil, mas os que ficaram até o final estão de parabéns”.