Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SETEMBRO AMARELO

Hospital Regional dos Caetés promove roda de conversa sobre saúde mental

Usuários e acompanhantes dialogaram sobre prevenção ao suicídio e manutenção da saúde emocional, com orientação de profissionais da unidade hospitalar

Por Governo do Pará (SECOM)
30/09/2024 21h22

Mensagens de valorização da vida foram espalhadas pelo ambiente hospitalarO Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, município do nordeste do Pará, finalizou a programação alusiva ao Setembro Amarelo, que alerta para prevenção do suicídio e a importância da saúde emocional, nesta segunda-feira (30). A ação educativa contou com roda de conversa voltada à saúde mental, envolvendo usuários, acompanhantes e profissionais.

A iniciativa, promovida pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), teve a participação das psicólogas Amanda Barros e Fernanda Lima, no térreo do Complexo dos Caetés. Durante todo o mês, caixas com frases motivacionais foram estrategicamente colocadas nas Recepções e corredores do Hospital, reforçando o cuidado contínuo com a saúde mental e incentivando a reflexão entre as pessoas que transitaram em setembro pela unidade.

Psicóloga Amanda Barros: ajuda especializadaAlerta aos sinais - A psicóloga Amanda Barros destacou a importância da conscientização sobre o tema. "Nosso objetivo é passar informações e conscientizar os usuários sobre a prevenção ao suicídio, alertando sobre os sinais emitidos por pessoas em risco e incentivando a busca por ajuda especializada. É essencial conhecer os meios de suporte disponíveis e os locais de atendimento. Abordar esse tema é fundamental para quebrar o tabu em torno do suicídio, pois precisamos falar sobre o assunto e disseminar informações, para que juntos possamos prevenir", disse Amanda Barros.

A presidente do GTH, Vanessa Blante, ressaltou a necessidade de priorizar a saúde mental em todos os ambientes do Complexo Hospitalar dos Caetés. "É fundamental promover a conscientização entre usuários, acompanhantes e colaboradores sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde emocional e de estarmos atentos àqueles ao nosso redor. A prevenção do suicídio é um ato de amor e cuidado. Nosso compromisso é estabelecer um ambiente seguro, onde o bem-estar emocional seja uma prioridade, buscando uma assistência mais acolhedora e humanizada", acrescentou.A programação foi realizada na área externa do Complexo Hospitalar

O usuário Carlos Maria Siqueira, 71 anos, residente no município de Tracuateua, a cerca de 35 quilômetros de Capanema, após participar do diálogo sobre a temática, disse que “é muito importante saber mais sobre saúde mental, e poder sair um pouco do quarto e conversar um pouco. O suporte emocional é de suma importância, e hoje parabenizo todos os psicólogos pelo trabalho maravilhoso realizado aqui”.

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado pelo Hospital, a Policlínica e o Natea (Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista), integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.

Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC