Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

CIAT realiza curso de robótica para crianças e adolescentes em Santarém

O curso levou conhecimento prático e tecnológico para iniciação à robótica

Por Raiana Coelho (SECTET)
30/09/2024 15h52

Promovido pelo Governo do Estado, o Centro de Inovação Aces Tapajós (CIAT) realizou o primeiro curso de robótica do oeste do Pará, uma iniciativa pioneira na região. A atividade, realizada por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), para crianças e adolescentes, levou conhecimentos práticos em criação e programação de robôs, impulsionando a educação tecnológica na região. 

O curso teve a duração de 8 horas e reuniu dezenas de participantes. Julia Nogueira, de 13 anos, gostou dos conhecimentos compartilhados na programação. "Foi uma grande satisfação participar do curso de robótica, pois já faço parte da equipe de robótica da Escola Sesi Santarém. Os conhecimentos que estou adquirindo vão me ajudar muito. Estou animada em poder aplicar o que aprendi e contribuir ainda mais para o nosso desenvolvimento", contou a estudante.

Para Yasmin Bonifácio, aluna da Escola Técnica do Estado do Pará (EETEPA Santarém), a experiência de configurar um robô foi incrível. "Poder formatar um robô pela primeira vez? Foi incrível. Espero ter a oportunidade de participar de futuros cursos no Ciat e continuar me aprofundando no mundo da robótica", afirmou.

Conforme Daniel Nunes, coordenador do Centro, esta é apenas a primeira de muitas edições planejadas. "Estamos abrindo portas para que mais jovens do Baixo Amazonas tenham acesso à educação inovadora, conectando-os ao futuro tecnológico", afirma Nunes. A ação reforça o compromisso de inclusão e transformação digital no interior do Pará, levando oportunidades de aprendizado de ponta para a juventude da região.

Alexandre Chaves, presidente da Associação Comercial Empresarial de Santarém (ACES), parceira na criação e operação do Ciat, destacou a importância do apoio às iniciativas voltadas para a educação, inclusão e tecnologia. “A Aces, com quase 80 anos de atuação, precisa pensar no futuro da sociedade. Treinar e capacitar essas crianças é uma maneira de incentivar a busca pelo conhecimento, pela ciência e pela inovação”. Para ele, ações como o curso de robótica são fundamentais para preparar novas gerações e contribuir para o desenvolvimento tecnológico e social da região do Oeste do Pará.

CIAT

O Centro de Inovação Da Aces Tapajós (Ciat) é uma iniciativa do governo estadual, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Associação Comercial Empresarial de Santarém (Aces), com gestão da Fundação Guamá. É o primeiro espaço de inovação em Santarém, e atua como um espaço de conexões promovendo o desenvolvimento econômico e tecnológico do Baixo Amazonas. O ambiente oferece serviços, incluindo coworking (local para trabalho em ambientes comuns), capacitação, certificação, organização de eventos de apoio à exportação, oficinas e matchmaking com investidores públicos e privados. O Centro está conectado aos serviços e atividades do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém.

Texto: Lana Mota/ Ascom Fundação Guamá