Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa realiza Feira do Empreendedorismo Inclusivo no Porto Futuro neste fim de semana

Evento que ocorre todo final de mês, fortalece a economia criativa e dá visibilidade ao talento de pessoas com autismo e seus familiares

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
28/09/2024 18h27

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), realiza mais uma edição da Feira do Empreendedorismo Inclusivo, neste sábado, 28, e domingo, 29, no Porto Futuro, em Belém, das 16h às 21h. O evento, que ocorre mensalmente no último fim de semana do mês. O espaço voltado para que pessoas com autismo, familiares e associações divulguem e comercializem seus produtos.

A iniciativa tem como principal objetivo promover a geração de renda e valorizar o protagonismo das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de fortalecer a economia criativa local. Luciana Silva, fonoaudióloga e técnica da Cepa/Sespa, explica que “a Feira do Empreendedorismo Inclusivo pretende proporcionar e divulgar o trabalho das famílias de pessoas com autismo, além de apresentar as habilidades e talentos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Estado do Pará. A feira busca promover o protagonismo e o empoderamento dessas pessoas, ações que podem repercutir de forma positiva na vida geral, fomentando a geração de renda e a economia criativa. Esta iniciativa foi implantada pela antiga gestão da Coordenação da Cepa, e desde então, tem se mostrado essencial para essas famílias”.

Cleiciane Monteiro, também fonoaudióloga e técnica da Cepa, acrescenta que “a feira visa beneficiar as famílias atípicas e neuroatípicas, oferecendo uma oportunidade de arrecadação financeira para aquelas que, muitas vezes, não têm tempo disponível para trabalhar”.

Letícia Lobato de Lima, mãe atípica e empreendedora, participa da feira há um ano e destaca a importância do evento para sua família. “A feira me deu a oportunidade de divulgar meu trabalho, que envolve a criação de materiais pedagógicos adaptados para crianças autistas, ajudando-as a aprender brincando. Com isso, consegui gerar uma renda extra para minha família”, compartilhou Letícia.

Com mais de 400 famílias cadastradas, a Feira do Empreendedorismo Inclusivo já arrecadou mais de R$ 350 mil ao longo de suas 22 edições, que ocorre desde 2021. Para esta edição, 10 barracas estão montadas, onde os visitantes poderão conhecer e adquirir uma variedade de produtos que destacam o talento e a dedicação dos expositores.

A feira tem se consolidado como uma importante ação para o empoderamento das famílias de pessoas com autismo, promovendo inclusão social e econômica, e proporcionando visibilidade às habilidades dessas pessoas.

Texto: Bianca Botelho (Ascom/Sespa)