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Implementação do tempo integral em escolas estaduais colabora para resultado histórico do Ideb 2023 no Pará

Ensino médio é de responsabilidade exclusiva do Estado, e saltou do 26º lugar em 2021 para o 6ª em 2023

Por Governo do Pará (SECOM)
28/09/2024 08h00

O Pará é destaque nacional pelo avanço histórico na educação da rede pública estadual ao crescer 1,3 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgado em agosto passado. Com a nota 4,3 no Ensino Médio, que é de responsabilidade exclusiva do Estado, o Pará saiu do 26º lugar em 2021, para a 6ª colocação no ranking do Ideb 2023. O cálculo e a divulgação dos dados são feitos a cada dois anos pelo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).

“Crescemos 1,3 pontos. O segundo maior crescimento da história do Brasil é de 0,7, quase a metade do que o Pará fez. Estamos na sexta melhor rede estadual do Brasil e, quando a gente olha a rede total, estamos na sétima melhor do Brasil, saímos do penúltimo e último lugar, ou seja, um crescimento consolidado. Crescemos mais na aprendizagem, no fluxo e [tivemos uma] maior taxa de participação, você vê em todos os aspectos que a rede estadual do Pará avançou”, destaca o secretário de Educação do Pará (Seduc), Rossieli Soares.

Ele enfatiza ações estratégicas do governo do Pará. “Desde entregar material, fazer reforço escolar, a gente tinha aula aos sábados, aula de contraturno, a gente teve aula em janeiro, por exemplo. Estudante que não tinha participado das aulas, a gente chamou de volta para a escola. Ou seja, não deixar ninguém para trás, foco na aprendizagem, naquilo que interessa, ter aula, ter o professor na sala de aula, ter tudo aquilo que a escola realmente precisa. Esse resultado é de todos nós, a gente precisa comemorar muito e continuar avançando”, disse o secretário de Educação.

Salto qualitativo educacional

As ações do governo do Pará contribuíram para o salto qualitativo da educação pública estadual. Exemplos não faltam como a busca ativa, o reforço escolar e a criação de programas como o “Bora Estudar”, (que beneficia os melhores estudantes de cada turma com cheques de R$ 10 mil).

Também há o Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), que entre 2023 e 2024 repassou mais de R$ 137 milhões às unidades de ensino. O recurso é disponibilizado para as necessidades específicas de funcionamento e desenvolvimento.
Outro grande passo para a subida histórica do Pará no Ideb 2023 foi o aumento na implementação do tempo integral nas escolas da rede pública.

Tempo integral de ensino com mais de 17 mil vagas

O Estado vem intensificando a expansão da jornada integral. Em 2024, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) concretizou um aumento de 100% de vagas em escolas de tempo integral. São 33 novas escolas no modelo de ensino integral e mais de 17,7 mil novas vagas, totalizando 35,9 mil vagas integrais na rede estadual de ensino. 

"A educação integral em tempo integral é uma grande prioridade para esta gestão. Aumentamos em 100% o número de vagas neste ano e estamos expandindo ainda mais, para mais escolas estaduais. Nosso objetivo é alcançar a todos. Ficamos felizes com o avanço das nossas escolas em tempo integral no Ideb, mas podemos e vamos ainda mais longe. Seguimos investindo fortemente para uma educação integral de qualidade e para todos", disse o titular da Seduc, Rossieli Soares.

Resultados expressivos

Ensino Médio - No Ensino Médio da rede pública estadual, 18 municípios paraenses apresentaram notas acima do resultado geral do estado (4,3) no Ideb 2023. Entre eles, estão: Novo Progresso, com 4,9; Altamira, com 4,7; e Marituba, Porto de Moz e Bom Jesus do Tocantins, todos com média 4,6. A Seduc destaca que quase 100% das escolas estaduais do município de Altamira obtiveram notas no Ideb acima da média do Estado, o que mostra o avanço com equidade que vem sendo trabalhado pela gestão.

Um exemplo é a Escola Estadual de Tempo Integral Professora Dairce Pedrosa Torres, no município de Altamira, na Região de Integração do Xingu, que conquistou a média 4,9 no Ideb 2023 no ensino médio. Implementado em 2021, o tempo integral na escola, em Altamira, foi primordial para os resultados obtidos no índice, como afirma a diretora da unidade.

“A escola passou a trabalhar com o ensino integral há 4 anos. As principais diferenças no processo ensino-aprendizagem dos estudantes se deram exatamente devido ao maior tempo de permanência dos alunos no ambiente escolar, o que permite um maior contato com o corpo docente da escola e, dessa forma, favorece um trabalho mais direcionado na busca de melhores resultados. A gente nota que houve melhoria, os resultados demonstram que os alunos melhoraram tanto na proficiência de Língua Portuguesa quanto em Matemática. É preciso considerar, também, que, no integral, a equipe tem mais tempo para discutir e alinhar as práticas pedagógicas”, disse Sônia Portugal.

Ainda segundo a gestora, o resultado é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar. “O trabalho e a dedicação de toda a equipe da escola faz muita diferença no resultado final que é a melhoria do processo ensino-aprendizagem de nossos alunos. O modelo de Escola da Escolha adotado pelo Estado permite que, por meio de mecanismos, possamos mapear de forma mais apurada e precisa quais são os pontos em que os alunos apresentam maior dificuldade e focar diretamente nesses pontos, corrigindo assim possíveis falhas na aprendizagem de alguns descritores. Em comparação a 2019, ano no qual nossa escola pontuou 3,8 no Ideb, podemos afirmar com certeza que tivemos uma evolução muito boa, pois sair de 3,8 para 4,9 é algo a ser considerado. Ser o quinto Ideb das escolas estaduais nos deixa muito felizes. Sem dúvida isso é motivo de orgulho a todos aqueles que se dedicam a construir conhecimento no cotidiano escolar”, avaliou.

Em Marituba, a Escola Estadual de Tempo Integral Eduardo Lauande alcançou a média 4,4 no Ideb 2023. Segundo o gestor da unidade escolar, Agnaldo Carlos Almeida, a nota mostra que a escola e a educação paraense caminham no rumo certo. 

“Desde a implementação do tempo integral, notou-se um impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem. O bom resultado da Escola Eduardo Lauande no Ideb 2023 é visto de maneira muito positiva e motivadora. Houve um crescimento significativo em relação a 2019, aumentamos 1,8 pontos, passando de 2,6 para 4,4 em 2023. Aumento que representa uma melhoria de aproximadamente 70% no desempenho, demonstrando assim um avanço considerável na qualidade do ensino e no aprendizado dos escolares. Esse desempenho reflete a melhoria no aprendizado dos estudantes, tanto nas avaliações externas quanto nos índices educacionais, evidenciando um avanço significativo na formação escolar. É gratificante saber que estamos no caminho certo, contribuindo para a formação integral dos nossos jovens e preparando-os para o mercado de trabalho e a vida em sociedade. Além de gerar satisfação entre os professores e demais funcionários, esse resultado positivo também fortalece a confiança da comunidade escolar no trabalho realizado pela escola”, disse o gestor Agnaldo.

A estudante Isabelle Palheta, da 3ª série do ensino médio, avalia que seu rendimento escolar melhorou a partir do ensino de tempo integral. “Pelo aumento do tempo de aula e novos projetos que posso participar, eu melhorei muito no desempenho escolar. Sinto que isso também ajuda no nosso preparo para o ensino superior.”

Ainda de acordo com o gestor da Escola Estadual Eduardo Lauande, Agnaldo Carlos, desde a implementação do tempo integral, foi possível notar o impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem da comunidade escolar porque e no crescimento na nota do Ideb 2023 porque “a ampliação do tempo dedicado ao aprendizado proporciona um ambiente mais favorável para a construção do conhecimento, facilitando a compreensão e a retenção de informações. Sem dúvidas o fato de a escola ser de tempo integral impactou positivamente o resultado da escola no Ideb 2023. Até porque o tempo integral oferece oportunidades adicionais de acompanhamento pedagógico e suporte personalizado, o que contribui para o sucesso acadêmico e um desempenho superior nas avaliações externas”.
Ensino Fundamental (anos finais) - Já nos resultados da rede pública estadual no Ensino Fundamental (anos finais), 10 municípios apresentaram médias acima do resultado geral do estado (4,8). Os municípios em destaque são: Limoeiro do Ajuru, com 5,7; Aurora do Pará, com 5,2; Ourém, Ponta de Pedras e Santarém, ambos com média 5,1; Benevides e Bujaru, com média 5,0; e Ananindeua, Capanema e Santa Maria do Pará, ambas com 4,9.

Em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), a Escola Estadual de Tempo Integral Eneida de Moraes alcançou a pontuação 4,8 no Ideb 2023, o que, segundo a gestão, contribuiu para a melhoria do ensino e, consequentemente, para os resultados. “Desde 2012, com  o tempo integral, ocorre um trabalho mais direcionado com os alunos e isso contribuiu e contribui bastante para a melhoria ensino-aprendizado na escola. Avalio de forma extremamente positiva e com muita alegria esse resultado no Ideb, isso é fruto de muito trabalho e dedicação da equipe. Acredito que a escola ser de tempo integral com certeza impactou no resultado, já que assim temos dois turnos para incentivar, direcionar, pesquisar e trabalhar com os alunos em busca de um objetivo: o melhor aprendizado. Por isso, crescemos 1,3 pontos no índice da educação”, ponderou a diretora Adriana Mesquita.

Ensino Fundamental (anos iniciais) - Na rede pública estadual de ensino fundamental (anos iniciais), três municípios paraenses obtiveram notas acima do resultado geral do Estado (5,7). São eles: Benevides, com 7,1; Ponta de Pedras, com média 5,8; Belém, com 5,7 e Ananindeua, com 5,6.

Com média 4,3, a Escola Estadual de Tempo Integral Da Terceira Travessa, localizada em Benevides, na Região de Integração do Guajará, aderiu ao tempo integral em 2019. A coordenadora pedagógica da unidade, Elielza Prata, destaca os benefícios do novo regime. “A mudança no aprendizado das crianças é perceptível e eu avalio o tempo integral como algo muito positivo e que contribuiu para o avanço do ensino fundamental I no Ideb”, afirmou a educadora.

Na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Norma Morhy, localizada no bairro da Cremação, em Belém, a comunidade escolar comemorou o avanço de 1,1 pontos no Ideb, o que elevou a escola para a média de 5,6. De acordo com a gestora da escola, o compromisso, dedicação, a metodologia do tempo integral e o incentivo do Estado, por meio de ações e programas, contribuíram muito para o avanço. 

“O envolvimento de toda a comunidade escolar e o compromisso com a qualidade da educação contribuíram para a elevação do Ideb. Houve um incentivo e investimento muito grande também por parte da Secretaria do Estado de Educação tanto na formação de professores e material do Prepara, quanto na gratificação salarial e também o bônus estudantil. O ensino de tempo integral tem uma matriz curricular diferenciada, com uma rotina pedagógica com ampliação de tempo, espaço e organização escolar, visando a qualidade da educação e o desenvolvimento integral do aluno e isso contribuiu bastante para avançarmos”, disse Mariana Yamamoto.

Ideb - O Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Texto: Fernanda Cavalcante (Ascom/Seduc)