Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar adere às campanhas Setembro Amarelo e Setembro Verde

Grupo de Trabalho e Humanização e a equipe multidisciplinar da Comissão Intra-Hospitalar orientaram o público e entregaram materiais informativos

Por Marcelo Zeno (HJB)
27/09/2024 12h35

O mês de setembro é marcado por várias ações em torno das campanhas nacionais, entre elas, o “Setembro Amarelo” e o “Setembro Verde”, que falam sobre a prevenção do suicídio e a doação de órgãos, respectivamente. Com isso, o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, aderiu mobilizando usuários, acompanhantes e colaboradores, para temas e reflexões que podem salvar vidas.

Nos dias 25 e 26, o Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) e a equipe multidisciplinar da Comissão Intra-Hospitalar (CIHDOTT), saíram pela unidade hospitalar, com orientações acerca das referidas temáticas e com distribuição de folders.

A psicóloga Clara Saldanha, que faz parte do GTH, ressaltou que é fundamental lembrar que a luta sobre a prevenção do suicídio deve ser constante. “Promover o diálogo sobre saúde mental para nossos colaboradores e usuários é um passo essencial para a construção de um ambiente mais acolhedor e empático. Falar sobre o que sentimos abre portas, inclusive as portas internas, que nos ajudam a entender melhor a nós mesmo,” observou a profissional.

A usuária Eliana Silva, 56 anos, da cidade de Belém, estava aguardando consulta na recepção e disse que tem casos de pessoas próximas que passaram por momentos difíceis e que as orientações vieram para esclarecer sobre o assunto. “Muitos jovens que conheço, adultos e idosos também, com depressão e que depois tirou a própria vida. Sempre é bom se informar e também ajudar aqueles que precisam,” disse a dona de casa.

Durante o mês de setembro a unidade hospitalar iluminou a fachada no tom verde, em alusão a campanha “Setembro Verde”.

O enfermeiro, Thiago Ribeiro, que faz parte da equipe da CIDOOT do HJB, também participou das ações realizadas. “As orientações reforçaram a importância da abordagem sensível com as famílias, em um momento de perda, mas também de amor ao próximo, oferecendo esperança e uma nova chance de vida para outras pessoas e famílias envolvidas,’ destacou o colaborador.

A usuária Carla Marcelino, 49 anos, da cidade de Paragominas, estava aguardando a mãe, em consulta, e gostou das orientações para doação de órgãos. “As informações recebidas foram tão boas que até compartilhei para os meus contatos na rede social e me sinto privilegiada de estar assistindo a equipe passando essas orientações para o público. Achei muito lindo isso aqui”, disse a dona de casa.

O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.

Texto de Marcelo Zeno/ Ascom HJB