Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Regional do Marajó celebra 14 anos com cerca de 3,5 milhões de atendimentos e 99,3% de aprovação dos usuários

Os serviços oferecidos incluem exames, partos, cirurgias, internações, transfusões sanguíneas, intervenções do serviço social, sessões de fisioterapia, atendimentos de psicologia hospitalar e fonoaudiologia, além de atendimentos no Setor de Hemodiálise

Por Governo do Pará (SECOM)
26/09/2024 22h39

Na última quarta-feira, 25, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) em Breves celebrou seus 14 anos de existência, com quase 3,5 milhões de atendimentos. Vinculado ao 8º Centro Regional de Saúde (8º CRS) e atendendo uma população com mais de 325 mil pessoas; o hospital também se destaca pelo significativo índice de satisfação dos usuários, atingindo 99,3%. 

Os serviços oferecidos incluem exames, partos, cirurgias, internações, transfusões sanguíneas, intervenções do serviço social, sessões de fisioterapia, atendimentos de psicologia hospitalar e fonoaudiologia, além de atendimentos no Setor de Hemodiálise. O Regional do Marajó acumula exatos 3.477.145 atendimentos desde sua inauguração em 2010. 

"Nos últimos 14 anos, o Hospital Regional Público do Marajó se tornou um exemplo de excelência na saúde pública. Por meio de avanços e modernização da gestão, conseguimos oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado, refletido nos milhões de atendimentos e na alta taxa de satisfação dos usuários. Estamos comprometidos em continuar aprimorando nossos serviços para atender às necessidades da população marajoara", ressalta a secretária de Saúde do Estado, Ivete Vaz. 

O diretor Executivo do HRPM, Cledes Silva, expressa satisfação em comemorar mais um aniversário de atuação do hospital, referência em atendimentos de média e alta complexidade. Ele ressalta a dedicação constante da administração do hospital em aprimorar a excelência dos serviços oferecidos de maneira totalmente gratuita, através do Sistema Único de Saúde (SUS), à população de Marajoara.  “Agradecemos a parceria existente com o Governo do Pará, via Secretaria de Saúde Pública (Sespa) e a cada profissional envolvido nos serviços do HRPM, aquele que foca seu desempenho e atenção aos nossos usuários, respeitando suas vidas. Parabéns, HRPM!”, pontuou o gestor. 

Programação - Em comemoração aos 14 anos do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), a gestão da unidade promove um momento comemorativo no Auditório do hospital. O evento contou coma participação das equipes administrativa, assistencial e de apoio, além de usuários e seus acompanhantes na Recepção Central, onde uma faixa alusiva ao aniversário foi exposta. A celebração incluiu apresentação musical; fala da diretoria quanto ao histórico de desempenho, conquistas, desafios, ações a melhor, e agradecimentos; exibição de um vídeo comemorativo; sorteio de brindes; bolo de aniversário; e o tradicional “Parabéns a Você”.  

Aprovação – Para Mauro Rodrigues Ferreira, de 28 anos, o Regional do Marajó representa ótimo atendimento, segurança e organização. “O atendimento tem sido ótimo, os profissionais nos dão atenção. É a primeira vez que venho ao HRPM e estou bem satisfeito, o hospital possui profissionais capacitados”, finalizou o pescador.

Gestão por excelência – Em 2024 o HRPM manteve, pela quarta vez consecutiva, sua certificação de hospital Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 1, que atesta que a instituição é considerada ‘Acreditada’, ao cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos, o que gera mais segurança na assistência aos usuários atendidos.  

Selo Ouro - A equipe multiprofissional do HRPM mantém a conquistado Selo Ouro concedido pelo Programa Brasileiro GHG Protocol desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)/SP, desde 2012. O selo é o mais alto nível de reconhecimento do programa, concedido às organizações que apresentam, de forma completa e auditada, o balanço de suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Cozinha Verde - A unidade hospitalar conquistou, pelo sexto ano consecutivo, o selo de reconhecimento nacional pela qualidade da alimentação preparada e servida aos usuários, acompanhantes e colaboradores. O selo Green kitchen (Cozinha Verde) é resultado do constante investimento da gestão da unidade hospitalar em favor da melhoria contínua da gastronomia hospitalar. 

Sustentabilidade - O HRPM, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), participa há dois anos do projeto “Guardião Azul” que é uma campanha nacional que elevou o patamar da gestão sustentável na saúde e, em decorrência desse projeto, várias iniciativas foram adotadas pelo HRPM, entre elas, ações para redução do consumo de energia elétrica, substituição de copos descartáveis, pontos de coleta de pilhas, baterias e medicações vencidas, visita comunitária na horta do HRPM, visita na horta com as crianças internadas nas enfermarias do hospital, Horta hospitalar na escola. 

Com 68 pontos, o HRPM conquistou o 4º lugar na corrida ambiental do projeto “Guardião Azul”, ano passado. E este ano participa da nova fase do projeto. 

O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. Serviço: O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, n.º1.266, Bairro Centro, Breves/PA. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.

Texto: Pedro Amorim