Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Em Brasília, Seduc participa de Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A temática desta edição refere-se à “Educação Ambiental e Justiça Climática” e discute o compromisso de educar diante do desafio das Mudanças do Clima

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
26/09/2024 14h37

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participa da Oficina da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que acontece em Brasília, Distrito Federal. O encontro tem o objetivo de apoiar as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação na promoção da participação social, incentivando a mobilização e a ação dos estudantes sobre questões ambientais e justiça climática. A programação, que iniciou na quarta-feira (25), segue até esta quinta-feira (26).  

A servidora e especialista em Educação Ambiental, Emlly Silva, ressaltou a importância da secretaria participar da programação. “Tudo o que nós estamos vivenciando aqui, nós iremos retornar ao Estado do Pará com a missão de replicar esta oficina à Comissão Organizadora Estadual, que é uma comissão interinstitucional, coordenada pela Seduc. Então, o intuito é dar subsídios para formar a Comissão e apresentar a Conferência. O Pará participa desde a terceira edição e vai continuar caminhando rumo à Justiça Climática, que é o tema atual que está sendo debatido nesta Conferência, e estaremos divulgando, mobilizando as nossas escolas para aderirem também”, disse. 

A temática desta edição refere-se à “Educação Ambiental e Justiça Climática”, na qual responde ao compromisso de educar diante do desafio das Mudanças do Clima como uma estratégia pedagógica relevante à formação de novas lideranças para o exercício da democracia participativa, da escuta e da atuação dos sujeitos infantojuvenis a partir de suas comunidades escolares. 

Sobre a Conferência Nacional - A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA (MEC/MMA) é um processo pedagógico que, desde 2003, envolve as comunidades escolares de todo o Brasil, voltado para o fortalecimento do protagonismo estudantil e exercício da cidadania ambiental, a partir de uma educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. 

Nas cinco edições da CNIJMA realizadas ao longo de quinze anos (2003-2018), participaram mais de 20 milhões de pessoas, entre adolescentes de 11 a 15 anos (como delegado/as), jovens de 16 a 29 anos (como mobilizadores, facilitadores, oficineiros, gestores, etc.), professores e adultos das comunidades escolares (acompanhantes e participantes da Conferência na Escola), gestores da educação e do meio ambiente (organização local e nacional). Foram mobilizadas, por edição, em média, 14 mil escolas em todos os estados brasileiros.

Por estado se encontra um representante das Secretarias de Educação (Seduc); um representante da juventude envolvida no processo e dois representantes da Comissão Organizadora Estadual. Do Pará, além da servidora da Seduc, estão Elicarla Feio, jovem articuladora Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Pará; Augusto Ferreira, coordenador de Planejamento e Monitoramento da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística; e José Carlos Gadelha pinheiro, membro da Rede Paraense de Educação Ambiental. 

Componente Curricular - Desde o primeiro bimestre de 2024, a Seduc oferece o componente de Educação Ambiental em todas as etapas do ensino, de forma obrigatória nas escolas estaduais. 

A secretaria destaca que o conteúdo ambiental torna o Pará pioneiro na garantia de um componente curricular obrigatório de sustentabilidade, o que incentiva atitudes e o engajamento de estudantes nas discussões sobre agendas fundamentais no contexto do Pará, como sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30). 

Conferência Internacional - O governo do Estado, por meio da Seduc, vai realizar em Belém, a 1st International Child & Youth Conference on Education and Climate Change (CYC) - a I Conferência Internacional Infantojuvenil sobre educação e mudança do clima - “Reflorestando Mentes”. O evento mobilizará estudantes da rede estadual e do mundo para discussão de soluções à agenda climática e para selecionar projetos a serem apresentados na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).