Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Seaster garante benefício eventual e documentos novos a famílias atingidas por incêndio

Uma equipe da secretaria esteve no local e acompanhou todo o processo de viabilização dos benefícios

Por Camila Santos (SEASTER)
25/09/2024 16h36

Encaminhamentos para emissão de certidões de nascimento e benefícios eventuais foram entregues a uma família da Comunidade Santana do Aurá, vítima de um incêndio ocorrido no início do mês de agosto deste ano. Uma equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) esteve no local e acompanhou todo o processo de viabilização dos benefícios.

“Estivemos acompanhando o caso desde o início. Retornamos aqui para então entregar os encaminhamentos para a emissão de documentos daqueles que perderam diante do sinistro e também a ordem bancária que garante o valor do benefício eventual. O auxílio garante a proteção social de indivíduos e famílias no enfrentamento de situações que configurem calamidade pública ou vulnerabilidade temporária em situação de emergência. Dessa forma, a assistência social se fortalece cada vez mais, cumprindo e executando o seu papel enquanto política pública”, é o que reforça o gerente de benefícios assistenciais, Sergio Costa.

Gláucia Martins, 59 anos, foi uma das moradoras atingidas pelo incêndio. Ela, que reside na comunidade há mais de 30 anos, conta que o direito ao benefício é importante para garantir que os moradores se reconstruam e reconstruam seus lares. “Foi muito rápido, é muito difícil ainda de contar, mas a gente que é pobre não sabe os direitos da gente. A gente tem que procurar quem sabe como ajudar. Eu tenho mais a que agradecer, sobretudo, a documentação, esse cheque que estão me dando. A equipe que veio aqui, não contou duas vezes em nos ajudar. Foi rápido o atendimento. Muito obrigado”, comentou.

Na ocorrência de um sinistro que afete a vida de famílias e acarrete perdas totais ou danos parciais, a Seaster, em parceria com as prefeituras municipais, garante o 'benefício eventual', auxílio pago por três meses no valor de um salário mínimo.

"A maioria dos casos nós articulamos juntos equipamento municipal, nesse caso o Cras ou a defesa civil municipal. Aqui eles nos contactaram para fazer essa intervenção, tanto da documentação básica, quanto dos benefícios, por ser uma família que acabou perdendo tudo. A partir disso, nós mobilizamos a nossa rede estadual, aqui através da Diretoria de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza, e junto com a coordenação de projetos estratégicos e de benefícios eventuais, conseguimos fazer o encaminhamento. Infelizmente esse foi um caso de uma família que acabou perdendo tudo, uma família que já estava em situação de vulnerabilidade, que tem crianças, pessoas que são grupos prioritários para nós dentro da política do registro civil e também do Cadastro Único", reforçou a coordenadora de Programas e Projetos Estratégicos da Seaster, Carolina Salaes. 

O benefício ajuda a recompor e reorganizar a vida de quem perdeu tudo. No primeiro semestre de 2024, cerca de 1.075 famílias, vítimas de sinistros e/ou calamidade pública já foram contempladas com o auxílio estadual.