HGT inclui a Horta Hospitalar como prática sustentável para a melhoria da qualidade de vida de pacientes
A iniciativa não apenas fornece alimentos frescos às refeições preparadas na unidade hospitalar, como também atua como um espaço terapêutico para pacientes internados
A gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT) tem se destacado na promoção de boas práticas ambientais com a inclusão da "Horta Hospitalar" como uma das principais iniciativas para preservação do meio. Cultivada de maneira sustentável, ela contribui para a melhoria da qualidade de vida de pacientes internados e colaboradores.
A horta é um espaço dedicado ao cultivo de plantas variadas, que inclui temperos como cheiro verde e legumes como quiabo e ora-pro-nóbis. A iniciativa não apenas fornece alimentos frescos às refeições preparadas na unidade hospitalar, como também atua como um espaço terapêutico para pacientes internados.
Fisioterapia na hortaConforme a fisioterapeuta Elynara Lira, que acompanha as visitas ao espaço, o envolvimento na horta oferece uma oportunidade para que os pacientes se conectem com o ambiente e participem de atividades que estimulam a criatividade e a sensação de pertencimento. "Durante as visitas, eles participam de forma ativa, colocando a mão na terra, regando e plantando, ou de forma passiva, apenas observando, dependendo das limitações de cada um. Essa interação promove momentos de descontração e contribui para a reabilitação durante a internação", disse a profissional.
A Comissão de Sustentabilidade do HGT é quem gerencia a horta, assegurando que todos os processos sejam realizados de forma ecológica e responsável. A presidente da comissão, Emanuelle Campiolo, explica que a utilização de técnicas de cultivo sustentável não só preserva o meio ambiente, mas também garante a qualidade dos alimentos produzidos, utilizados nas refeições servidas aos pacientes de forma saudável.
"A horta é apenas um exemplo das ações de sustentabilidade que implementamos em nossa unidade hospitalar. Estamos constantemente em movimento em busca de iniciativas que preservem o meio ambiente, desde a segregação de resíduos até a reciclagem de materiais e outras práticas sustentáveis".
Neste ano, a cozinha do HGT foi reconhecida com o selo internacional Green Kitchen, destacando-se pela qualidade e aprimoramento contínuo das práticas sustentáveis em todo o processo de produção de alimentos e pelo estímulo à alimentação saudável no ambiente hospitalar. Essa é a oitava vez, consecutiva, que a unidade hospitalar, vinculada ao Governo do Pará, conquista esse importante reconhecimento.
Para obter o selo, o HGT implementou diversas ações nos segmentos de água, ar, materiais de operação, resíduos e pessoal, visando devolver o mínimo de resíduos sólidos ao meio ambiente. Itens como o uso de temperos naturais, utensílios adequados para a produção das refeições e a realização de treinamentos sobre o reaproveitamento integral de alimentos foram avaliados pela Fupam para a concessão do selo.
Aprovação - João dos Santos, 48 anos, morador do Distrito de Palmares, em Tailândia, aprovou a iniciativa da Horta Hospitalar realizada pelo HGT. "Acho muito bonito o cuidado que o hospital tem com o meio ambiente e com os pacientes. É bom ver que eles estão pensando na gente, nos dando alimentos frescos e saudáveis. Isso faz muita diferença para quem está internado. Estão de parabéns pela iniciativa!", elogiou João.
Além disso, neste mês, em celebração ao Dia da Bike, o HGT promoveu o "Dia Sem Bike", convidando todos os profissionais a participarem da ação. Ao todo, 30 colaboradores aderiram à iniciativa, chegando à unidade de bicicleta ou a pé, sendo recebidos na entrada pelos membros da Comissão de Sustentabilidade.
A presidente da comissão, Emanuelle Campiolo, ressalta que a bicicleta é um transporte sustentável, econômico e eficiente, que ajuda a diminuir a emissão de gases poluentes como dióxido de carbono (CO₂), monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos (HC), gases que contribuem para o efeito estufa e as mudanças climáticas.
“O uso da bicicleta também estimula hábitos saudáveis para as pessoas que usam esse meio de transporte, diminuindo o fluxo de carros e facilitando a locomoção, especialmente, nas áreas urbanas”, comentou a enfermeira.
O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis para adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, além dos atendimentos de urgência e emergência por livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço:
O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa). O hospital está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (91) 99202-5964.