Hospital Ophir Loyola fecha parceria com Ligas Acadêmicas para Congresso Amazônico de Oncologia
O evento, que será realizado nos dias 15 e 16 de novembro, visa incentivar a disseminação de conhecimentos científicos em áreas de alta complexidade
A Comissão Organizadora do I Congresso Amazônico de Oncologia do Hospital Ophir Loyola (HOL ), em Belém, recebeu nesta terça-feira (24) as Ligas Acadêmicas do Pará - entidades sem fins lucrativos -, que ampliam a formação dos alunos em áreas específicas do ensino superior. O objetivo é fechar parcerias para a divulgação do evento científico, que será realizado nos dias 15 e 16 de novembro, na capital paraense, e já conta com mais de 1.500 inscritos de instituições de ensino e de saúde do Pará.Gestores do HOL durante o encontro com membros das Ligas Acadêmicas
Com o tema “Desafios Tecnológicos e Inovação - Ensino, Pesquisa e Assistência", o Congresso visa promover um espaço de divulgação de pesquisas científicas desenvolvidas no HOL e em outras instituições do Estado, assim como discutir equipes multidisciplinares de saúde na região, além de disseminar conhecimento científico nas áreas de referência de alta complexidade por meio de jornadas, mesas-redondas, minicursos, palestras, painéis e simpósios.
“O 1º Congresso Amazônico de Oncologia do HOL reunirá todas as áreas de referência do Hospital, com os nossos especialistas convergindo para propor trabalhos e apresentações de alto nível para a comunidade estudantil e profissional. A programação vai disseminar informações que já são produzidas pelo próprio Hospital e outras instituições de saúde”, afirmou o membro da Comissão Organizadora, Paulo Cruz.
Submissão de trabalhos - Durante o encontro com as Ligas, alunos de cursos da área de saúde foram orientados sobre as submissões de trabalhos em três modalidades: relato de caso, relato de experiência e resumo simples, conforme as áreas temáticas definidas. As inscrições para o evento e submissão de resumos estarão disponíveis no endereço eletrônico https://bit.ly/congresso-hol
O coordenador de Pesquisa Diego Alcântara destacou a importância do HOL enquanto Hospital de Ensino e Pesquisa. “Manter uma relação mais próxima com esses acadêmicos é fundamental, considerando que a nossa instituição é referência na assistência de alta complexidade, no desenvolvimento de pesquisas e incorporação de novos procedimentos conforme as necessidades da nossa população. Portanto, queremos incentivar a comunidade acadêmica a produzir conhecimento científico, a fim de fortalecer a saúde pública”, destacou Diego Alcântara.
Luiz Figueiredo, da Liga de Neurologia e Neurocirurgia: atualização científicaPara Luiz Figueiredo, presidente da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia do Estado do Pará (Lannep), o Congresso é uma excelente oportunidade de discussão e atualização científica. “A submissão de trabalhos e a participação em cursos e simpósios contribuirá com a área de ensino, pesquisa e extensão, eixo esse que contribui para a formação de profissionais tecnicamente atualizados e humanísticos. Além disso, o evento é uma excelente oportunidade de ampliar o networking, conhecer especialistas renomados, para que consigamos pensar em atividades futuras”, disse o estudante de Medicina.
Marina Rodrigues, da Liga de Oncologia: intercâmbioA presidente da Liga Acadêmica de Oncologia do Estado do Pará (Laopa), Marina Rodrigues, também destacou a importância do Congresso para os acadêmicos. “Participar de um evento dessa magnitude, e promovido pelo Hospital de referência em nossa área na região amazônica, é um ganho imenso para a Liga. As discussões sobre temas relacionados ao câncer certamente promoverão um intercâmbio sobre ciência, tecnologia e inovação, e contribuirão com a atualização dos futuros especialistas”, ressaltou.