Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Em Paragominas, Hospital Regional Público do Leste promove combate ao estresse

Psicóloga hospitalar do HRPL, Júlia da Luz Veloso dá dicas práticas para se gerenciar os impactos negativos do estresse na saúde física e mental

Por Ascom (Ascom)
24/09/2024 12h34

Psicóloga Júlia da Luz Veloso e o usuário Janderson Peniche da Silva que acompanha o pai internado há mais de 2 meses Em alusão ao "Dia de Combate ao Estresse", celebrado na segunda-feira (23), profissional do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no sudeste do Pará, chamou a atenção para os impactos negativos do estresse na saúde física e mental. Além de alertar sobre os riscos do estresse, a psicóloga hospitalar do HRPL, Júlia da Luz Veloso, ofereceu dicas práticas para gerenciá-lo, como a adoção de hábitos saudáveis e a prática regular de exercícios físicos. 

A psicóloga Júlia Veloso explica que a concepção de ser humano, atualmente, define o homem como um ser biopsicossocial, isto é, com mente e corpo como algo intimamente ligados e isso reflete na saúde. “Portanto, segundo estudos, dentro de uma abordagem cognitivo-comportamental, o estresse pode ser definido como uma reação psicológica, com componentes emocionais físicos, mentais e químicos, a determinados estímulos que irritam, amedrontam, excitam e confundem a pessoa”. 

Ela acrescenta que, dentro desse contexto, é válido mencionar o conceito de resiliência, que consiste na capacidade de se adaptar e se recuperar diante de adversidades, estresse e desafios. “Saber gerenciar as situações de estresse é fundamental para a saúde. Essa habilidade permite que indivíduos ou grupos enfrentam dificuldades, aprendam com as experiências e se fortaleçam após passar por situações difíceis”, pontuou.

Janderson Peniche da Silva, de 32 anos, está acompanhando o pai internado há 68 dias. Ele diz que não conhecia o “Dia de combate ao estresse”, mas acha importante a abordagem do tema. “Falar sobre estresse, principalmente no hospital, é importante, porque principalmente os pacientes passam por isso. Não sou uma pessoa estressada, mas quando acontece o que me acalma é ouvir louvor”, disse o auxiliar de pedreiro. 

Júlia Veloso destaca alternativas que auxiliam na regulação emocional e ajudam na redução do estresse: 

1. Práticas de autocuidado efetivas: saber equilibrar e gerenciar as áreas da vida, como a interação social e o lazer.

2. Gerenciamento do tempo: É importante estabelecer limites e prioridades. Saber organizar tarefas ajuda a diminuir a sensação de sobrecarga;

3. Atividade física: A atividade física regular libera hormônios fundamentais, que são substâncias químicas do cérebro que melhoram o humor e reduzem o estresse;

4. Mindfulness: Práticas de atenção plena ajudam a focar no momento presente. 

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.

Texto de Pedro Amorim