HGT promove Setembro Amarelo com rodas de conversas com pacientes e funcionários
Ação é conduzida pelo serviço de Psicologia, com o apoio do Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Geral de Tailândia (HGT)
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), unidade que integra a rede hospitalar do governo do Pará, está promovendo uma vasta programação com atividades educativas sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, em apoio à campanha Setembro Amarelo, que alerta a população sobre a importância da prevenção da doença emocional. A ação foi planejada pelo serviço de Psicologia, com o apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).
A equipe de saúde recebeu orientações sobre o manejo de pessoas com comportamento suicida, considerando que o HGT é um hospital de Urgência e Emergência. Entre os temas abordados, destacou-se a importância de oferecer um atendimento empático e livre de julgamentos.
"Hoje, o cenário é diferente de anos atrás. Os profissionais estão mais capacitados para acolher e avaliar essa demanda, compreendendo a complexidade da saúde mental," explicou a psicóloga responsável pela ação, Izabel Alves.
Para os pacientes internados, foram realizadas orientações sobre a campanha Setembro Amarelo, com explicações em seus leitos sobre a importância da prevenção ao suicídio e o cuidado com a saúde mental. Além disso, lembranças simbólicas foram distribuída, e dinâmicas interativas foram organizadas. Uma delas foi o "Termômetro das Emoções", que utilizou expressões típicas do Pará para representar diferentes sentimentos. Por exemplo, o sentimento de tristeza foi descrito como "mufino", o que gerou descontração entre os participantes.
Uma das participantes da ação foi Lucia Alves, acompanhante de sua mãe, Maria de Souza, de 60 anos. Ela compartilhou sua experiência sobre a importância da saúde mental durante a internação.
Paciente Maria de Souza aprovou a iniciativa do hospital: "É tão essencial quanto cuidar do corpo", disse ela"Às vezes, focamos muito no aspecto físico e esquecemos que a mente também precisa de cuidados. O apoio emocional pode fazer toda a diferença na recuperação do paciente. Durante o tempo em que minha mãe esteve aqui, percebi o quanto uma simples ação, como conversar com o paciente, pode aliviar a ansiedade e o medo que eles sentem. Na minha opinião, é de grande importância ter pessoas direcionadas para cuidar da mente de cada um. Eu acho que é tão essencial quanto cuidar do corpo. Mente sã, corpo são”, disse a acompanhante.
Dados - Em 2023, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) registrou um total de 7.833 atendimentos de psicologia, com 3.633 ocorrendo no primeiro semestre deste ano. Dentre os serviços prestados, destacam-se as consultas no Pronto Atendimento e nas unidades de internação, além da promoção de grupos terapêuticos, acompanhamentos de óbitos e atendimentos familiares, incluindo conferências com os familiares dos pacientes.
"A dinâmica trouxe uma abordagem leve, mas eficaz, ao abordar emoções complexas de forma regionalizada e acessível. Foi interessante observar como os pacientes se identificaram com os termos e se sentiram mais confortáveis para falar sobre seus sentimentos", comentou a psicóloga, destacando a importância de adaptar as abordagens de acordo com o contexto cultural dos pacientes.
O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis para adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, além dos atendimentos de urgência e emergência por livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço:
O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa). O hospital está localizado na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (91) 99202-5964.