Santa Casa disponibiliza ensino da Língua Brasileira de Sinais para servidores
Ação quer ampliar a promoção da acessibilidade e da inclusão social no atendimento no Hospital na capital paraense, em Belém
“Certa vez atendi um paciente que se comunicava em libras e me vi em apuros no momento, mas consegui fazer o atendimento. A partir desse atendimento passei a assistir vídeos de comunicação básica, como ‘qual seu nome?, qual médico?’. Senti a necessidade de saber pelo menos o básico para fazer um atendimento adequado a um paciente surdo. E quando ofertaram o Curso de Conhecimentos Básicos de Libras, me inscrevi no intuito de aprender pelo menos esse básico para poder oferecer um atendimento com excelência à comunidade surda atendida na Santa Casa”.
O depoimento é de Denize Galdamez, assistente administrativa da Santa Casa, integrante da turma de 30 servidores das áreas de apoio, administrativa, de ensino, planejamento e assistencial da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará ( FSCMPA), capacitados, neste mês de setembro, para o uso da Língua Brasileira de Sinais ( Libras).
A capacitação está prevista no planejamento estratégico da instituição e se deu por meio de um curso promovido pela Fundação em parceria com a Escola de Governança do Pará (EGPA)
“A gerência de desenvolvimento de pessoas, apoiada pela alta gestão do hospital, vem investindo continuamente em ações que valorizem a diversidade e a inclusão no hospital, nesta perspectiva, lançamos uma turma de formação em libras, para 30 profissionais da FSCMPA, com a participação de profissionais com deficiência para fazer ajudar na parte prática”, afirma Victor Maués, gerente de desenvolvimento de pessoas da FSCMPA.
Além de garantir a capacitação, promovendo acessibilidade e inclusão, o curso busca potencializar a comunicação institucional, além de estar dentro do escopo do trabalho da instituição de fortalecer o cuidado centrado na pessoa em todas as suas singularidades.
A parceria da EGPA e Santa Casa é formalizada por um Termo de Cooperação Técnica, que prevê, a capacitação em Libras, e outros cursos voltados para aprimorar ainda mais os serviços de Saúde prestados à população.