Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SETEMBRO AMARELO 

Policlínica Lago de Tucuruí alerta sobre os os cuidados com a saúde mental

Profissionais da instituição desenvolveram uma ação com pacientes e acompanhantes para debater o tema, e, ainda, promover informação sobre o assunto

Por Ascom (Ascom)
20/09/2024 16h19

Neste mês, instituições governamentais e privadas de todo o planeta se unem para dizer não às tendências suicidas e sinalizar os meios para ajudar as pessoas que estão passando por situações que afetam, diretamente, a sua saúde mental. Como forma de apoiar e fazer parte da Campanha do Setembro Amarelo, nesta sexta-feira (20), profissionais da Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste do Estado, desenvolveram uma ação com pacientes e acompanhantes para debater o tema, e, ainda, promover informação sobre o assunto. 

Durante a programação, que aconteceu nas recepções da unidade e no prédio anexo, onde funciona o Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea), os usuários tiveram acesso as palestras e às conversas com os profissionais. A psicóloga clínica Maria Raimunda de Almeida destacou os gatilhos que podem levar as pessoas a cometerem atos mais extremos. “Buscamos promover discursos sobre a saúde mental e diminuir os estigmas em relação às doenças mentais, como depressão, ansiedade, que muitas vezes levam ao suicídio”, explicou a especialista convidada. 

A especialista em terapia cognitiva comportamental, também apontou a importância de ações educativas para ampliar o tema. “Precisa-se de conscientização tanto nas escolas, como nos espaços públicos. É importante observar os sinais de riscos, como mudanças bruscas de comportamento, isolamento social, fala frequente sobre a morte ou falta de esperança. A campanha destaca a importância de ouvir com empatia aqueles que estão passando por momentos difíceis”, detalhou.

Participação - Enquanto aguardava sua consulta com o endocrinologista, a dona de casa Marcia Fernandes, de 54 anos, ampliou seus conhecimentos sobre o assunto e aprovou a iniciativa. “Achei super importante para as pessoas terem a ciência que podem pedir ajuda umas às outras. Após o Covid, percebi que muitas pessoas precisam de atendimento psicológico”, disse. 

A paciente Tércia Camila dos Santos, de 35 anos, procurou a unidade para uma consulta com o gastroenterologista. Durante a espera, ela também esclareceu suas dúvidas sobre o tema. “Achei de fundamental importância trazer à tona esse tema que tem gerado impacto na nossa sociedade. Trazer ao conhecimento que esse mês de Setembro Amarelo é alusivo para o combate ao suicídio e às doenças mentais, esse apoio aos usuários é muito bom”, parabenizou.

A ação, promovida pelo Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) , ainda trouxe as orientações da facilitadora Eliete Almeida. “É importante falar do cuidado, de reconhecer os sintomas e o suporte de apoio emocional para as pessoas que têm tendência suicida. Essa temática é necessária devido ao aumento de pessoas que tiram a própria vida. Destacamos, ainda, onde elas podem procurar ajuda”, frisou a psicóloga convidada. 

Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo. Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com a campanha. 

Serviço - A unidade, referência em atendimento especializado, é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública, situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, de forma totalmente gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Roberta Paraense - Ascom/Policlínica do Lago