Usina da Paz Cabanagem forma mais uma turma do curso Técnico em Saúde Bucal
Familiares, professores e autoridades participaram da solenidade no Teatro da Usina, testemunhando a importância do conhecimento na vida dos 31 concluintes
A tradicional comemoração com o capelo para o alto mostra a alegria dos concluintes de mais uma capacitação oferecida pela UsiPazMais de 30 alunos do Curso Técnico em Saúde Bucal foram certificados na Usina da Paz Cabanagem, em Belém, na quinta-feira (19). A formatura ocorreu no Teatro da Usina, e contou com a presença de familiares, professores e autoridades. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).
A coordenadora do curso, Elizete Matos, destacou a transformação pessoal e profissional proporcionada pela capacitação. "Essa é a quinta turma que nós estamos formando. São 31 vidas que se transformaram de verdade, pessoas que tinham perdido a sua autoestima e, quando viram esse curso aqui no bairro, aproveitaram a oportunidade. Eu estou muito feliz porque nessa turma já tenho alunos que estão fazendo estágio e outros que estão trabalhando com a carteira assinada, coisa que eles nunca imaginaram", ressaltou.
Dolores Coelho: capacitada e já trabalhando na áreaDolores Coelho, 24 anos, uma das participantes, considera a Usina da Paz um instrumento transformador de vidas, ao possibilitar o acesso gratuito a cursos profissionalizantes. "Esse curso é muito importante, principalmente pela oportunidade que tivemos, tudo gratuito. Eu vim do município do Acará (nordeste paraense), na intenção de estudar, e essa Usina aqui me proporcionou isso. Estou me formando em técnico em Saúde Bucal, e já estou trabalhando na área", informou.
União de forças - Diretora-geral da Usina da Paz Cabanagem, Ivanilda Vieira destacou a importância da união de forças para alcançar a transformação social. "Nesse curso temos o Governo do Pará unindo forças para promover a transformação social nos territórios. Se a gente quer que ocorra uma transformação de fato, temos que nos unir de todas as formas. Fazendo isso, a gente consegue aquilo que tanto desejamos, que é o bem comum, principalmente daqueles que mais precisam", destacou.
Para a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, as Usinas da Paz "são centros de cidadania que oferecem uma gama de serviços, e a formação profissional é um dos pilares mais estratégicos. Os cursos profissionalizantes permitem que os cidadãos, especialmente jovens e adultos em situação de risco social, desenvolvam habilidades demandadas pelo mercado de trabalho, ampliando suas perspectivas de inserção no mercado formal, reduzindo a desigualdade".
Texto: Matheus Maciel (sob supervisão da Ascom/Seac)