Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Pronto-Socorro estadual treina equipes que atuam na urgência e emergência para garantia de atendimento ágil e seguro

Quanto mais treinados e capacitados os profissionais são, mais estarão aptos a ofertar um atendimento ágil e seguro, mantendo a qualidade da assistência prestada

Por Governo do Pará (SECOM)
20/09/2024 14h01

Para prestar assistência à saúde segura e com qualidade no atendimento, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) realiza constantes treinamentos práticos com as equipes assistenciais. Nesta semana, Classificação de Risco e Organização de Fluxo no Atendimento de Urgência e Emergência a pacientes do Pronto Atendimento Adulto, foram os temas contemplados. 

Conforme a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Gilvana Moraes, quanto mais treinados e capacitados os profissionais são, mais estarão aptos a ofertar um atendimento ágil e seguro, mantendo a qualidade da assistência prestada. Ela pontua que a participação do paciente no treinamento permite que ele tenha acesso aos protocolos utilizados no atendimento e perceba que é o protagonista de todos os processos.

"Profissionais treinados estão mais capacitados para atender melhor os pacientes, reconhecer e responder a situações de emergência, e coordenar cuidados interdisciplinares. Além disso, as capacitações contribuem para a segurança do paciente, pois, equipes treinadas estão mais aptas a implementar práticas baseadas em evidências, que promovam a segurança da assistência prestada. Quanto à participação do paciente nos treinamentos, destaco que foi fundamental, pois ele teve a oportunidade de se enxergar no processo e nos protocolos relacionados ao seu cuidado, e para saber que o nosso foco é assisti-lo com agilidade, presteza e qualidade", reforça a enfermeira. 

Segundo a coordenadora de Enfermagem do Pronto Atendimento Adulto do PS, Cleide Costa, os enfermeiros treinados estão preparados para gerir o fluxo do paciente em sua jornada no atendimento de urgência e emergência do hospital, no momento da Classificação de Risco.

"Os enfermeiros irão gerir o fluxo do verde (paciente classificado como não urgente) e do azul (paciente classificado como pouco urgente) de uma forma mais proativa, de modo que não impacte na assistência ao paciente amarelo (paciente grave). Todas condutas de Enfermagem na Classificação de Risco, devem ser realizadas de modo que possamos diminuir a superlotação do nosso pronto-socorro, trazendo mais celeridade e satisfação para o nosso paciente, porque quando ficam com o amarelo, ele fica aborrecido, insatisfeito, já que paciente amarelo vai ter sempre prioridade. Então, impacta na insatisfação do paciente diretamente, e a experiência não será positiva. Por isso foi criado o fluxo de atendimento rápido desses pacientes classificados como verde e azul, para serem atendidos de forma efetiva e segura, pois queremos que o nosso paciente saia satisfeito e com a melhor experiência e boas referências do nosso hospital", pontua a gestora de Enfermagem. 

Os treinamentos, que contaram com a participação de pacientes foram iniciados no hospital nessa quarta-feira, e finalizados na noite dessa quinta-feira (19), para contemplar os profissionais do plantão noturno.

Joseana Santos Pacheco, 25 anos, residente no bairro Tenoné, demonstrou contentamento em entender melhor a conduta de cada profissional durante o seu atendimento. Ela aprovou a iniciativa e o motivo da ação. 

"Foi ótimo saber que o Pronto-Socorro está empenhado em treinar os profissionais para continuar mantendo para melhorar mais ainda o atendimento. Eu participei do treinamento e vi os profissionais discutindo o meu caso e procurando as melhores soluções. Achei tão bom entender sobre o que cada um poderia fazer pelo melhor para mim. Vi que naquele momento, eu estava sendo centro de tudo. Me senti feliz e importante" relatou a paciente. 

O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, inaugurado há 4 meses, atendeu
nesse período, aproximadamente 12 mil pacientes de urgência e emergência, com 10.297 classificações de risco, feitas pela Enfermagem para a organização do fluxo e direcionamento ao atendimento médico, no tempo adequado à necessidade de cada paciente. Nesse período, o PSRM ofertou 34.083 exames laboratoriais e de imagem, internou 698 pacientes e realizou 270 cirurgias de baixa e média complexidade, entre gerais, vasculares, torácicas, ortopédicas e pediátricas, totalizando, no geral, 56.393 atendimentos prestados à população.

Conforme o diretor Assistencial, o Pronto-Socorro do governo do Pará recebe, diariamente, no Pronto Atendimento Adulto e no Pediátrico, um número expressivo de pacientes em situação de urgência e emergência, assim como pacientes pouco urgentes, e até não urgentes, por ser um Pronto-Socorro de porta aberta, onde não há necessidade de encaminhamento médico para que o paciente seja atendido. Ele destaca que os treinamentos para a organização do fluxo irá agregar mais qualidade ao atendimento ofertado à população no PS. 

"Os treinamentos são essenciais para garantir que o atendimento seja priorizado conforme a gravidade de cada caso, oferecendo um cuidado mais eficiente e seguro. Nosso objetivo é assegurar que todos os profissionais estejam preparados para tomar decisões rápidas e acertadas, melhorando o fluxo de pacientes e contribuindo diretamente para a qualidade do atendimento na urgência e emergência", reforça o diretor.

Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM)

O Pronto-Socorro estadual, administrado pelo Instituto ACQUA, em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), tem 28 mil metros quadrados de área, estruturada para oferecer atendimento de urgência e emergência 24 horas.


Texto: Joelza Silva