Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

Pará discute parceria para fortalecer estímulo à produção sustentável com uma das maiores empresas de celulose do mundo

Também foi discutido o apoio da organização à construção do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, que remunera produtores por serviços de regeneração, manutenção, recuperação e conservação dos recursos naturais

Por Igor Nascimento (SEMAS)
26/09/2024 18h33

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão, esteve reunido com Marina Negrisoli, Diretora de Sustentabilidade da empresa Suzano, em Nova Iorque, na última quarta-feira, 25, para discutir estratégias conjuntas na área de sustentabilidade no Estado, que será sede da COP 30, em 2025. A Suzano figura entre as 10 principais empresas do setor de papel e celulose, conforme a revista Forbes. 

No encontro, que ocorreu durante a Semana do Clima, foi discutido o apoio da Suzano ao programa Territórios Sustentáveis, que estimula a recuperação produtiva em áreas pressionadas pelo desmatamento, garantindo o acesso de produtores rurais a incentivos públicos para regularidade e aumento da produtividade. Também foi discutido o apoio da organização à construção do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, que remunera produtores por serviços de regeneração, manutenção, recuperação e conservação dos recursos naturais.

"Nossa prioridade é conciliar desenvolvimento econômico com a recuperação produtiva, conduzindo o processo de transição para uma economia de baixo carbono. Neste sentido, nossa conversa com a Suzano é importante não apenas para o Territórios Sustentáveis, mas também para a construção do nosso Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, que compõe a nossa estratégia de estímulo à produção com sustentabilidade", explicou Raul Protázio. 

Marina Negrisoli parabenizou o Governo do Pará pelo protagonismo alcançado com as políticas ambientais. "Na Suzano, acreditamos que a conservação da biodiversidade tem que andar de mãos dadas com o desenvolvimento social e econômico sustentável. Programas de pagamentos por serviços ambientais são mecanismos fundamentais para viabilizamos a longevidade da nossa sociobioeconomia. Parabenizamos o governo do Para pelo protagonismo", disse

Também participaram do encontro a secretária adjunta de Recursos Hídricos e Clima da Semas, Renata Nobre, e Marcello Rodante, diretor-presidente da Companhia de Ativos Ambientais do Pará.