Regional do Marajó destaca projeto de humanização como promoção à saúde mental aos pacientes
O projeto tem o objetivo de humanizar o apoio, proporcionando experiências positivas durante o possível período causador de lesões aos pacientes internados
Edinelma da Silva, acompanhante Maria José Lobato e o enfermeiro Max Balieiro.Caminhar durante a internação hospitalar tem sido uma forma terapêutica para ajudar os pacientes a se recuperarem, além de ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a saúde e o humor dos pacientes hospitalizados. Nesse sentido, o projeto “Tour Terapêutico” do Hospital Público Regional do Marajó (HRPM), em Breves, na Região de Integração Marajó, tem como objetivo humanizar o apoio, proporcionando experiências positivas durante o possível período causador de lesões aos pacientes internados.
O psicólogo clínico do HRPM, Vinicius Vanzaler, explica que o papel da equipe multidisciplinar do hospital é apoiar os usuários, de forma humanística, com foco na pessoa e no seu bem-estar. Ele acrescentou que promover o tempo que os usuários de longa permanência hospitalar podem sair da cama e desfrutar de outros ambientes é uma forma de humanizar o atendimento e tornar a experiência hospitalar menos traumática.
"Precisamos restituir de alguma forma, algo do usuário que pode ser perdido durante a internação. Dar um pouco de afeto tem grande efeito na vida dos nossos pacientes", observou o profissional.
Na última quarta-feira, 18, a equipe multiprofissional do HRPM realizou um passeio terapêutico com a usuária, Edinelma da Silva, de 51 anos. Internada no Regional do Marajó há quase um mês, após um acidente de trânsito, ela pôde desfrutar do momento de alívio e bem-estar fora das clínicas de internação, na área verde do hospital. Ela comenta sobre as expectativas positivas para a sua reabilitação e elogia o projeto do HRPM.
"Nossa! gostei muito! Pude refletir, sentir o vento no meu rosto. O passeio terapêutico ajuda bastante, abriu minha mente nesse momento difícil. Ficamos nesse ‘mundinho’, que é o hospital, mas quando saímos recuperamos a esperança, a vontade de lutar e viver. Meu estado de saúde não vai me impedir de ser feliz", disse a artesã.
Psicólogo Vinicius Vanzaler, Edinelma da Silva e o enfermeiro Max Balieiro.Edinelma, que luta contra a depressão, enfatiza a importância do projeto, bem como do acompanhamento com os profissionais da psicologia. "Há quatro anos reconheci que não estava bem, não queria assumir, mas luto contra a depressão. Mantive oculto por muito tempo. Aqui no hospital conheci o psicólogo Vinicius, que me deixou bem à vontade e me ouve muito. Consegui me abrir e conversar sobre assuntos que antes eu não conseguia, tenho dificuldade para mostrar minhas fragilidades e quanto sou uma pessoa sensível. Gostei muito da iniciativa do passeio, além do acompanhamento psicológico que estou tendo", pontuou a moradora do município de Portel.
Dados – De janeiro a agosto de 2024, o HRPM propiciou exatos 3.857 atendimentos de psicologia.
O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPM fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro, em Breves/PA. Mais informações pelos telefones: (91) 3783-2140 /3783-2127.
Texto: Pedro Amorim