Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas Gaspar Vianna celebra o Dia Mundial da Segurança do Paciente

O hospital reforça a importância de um cuidado mais seguro e eficaz, promovendo a conscientização entre os profissionais de saúde

Por Lucila Pereira (HC)
19/09/2024 17h44

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, lançou uma importante ação na manhã desta quinta-feira, 19, para discutir a relevância do atendimento seguro ao paciente.

Organizado pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da unidade, o evento em homenagem ao Dia Mundial da Segurança do Paciente - comemorado em 17 de setembro - reuniu profissionais médicos, gestores e representantes de diversas áreas para discutir práticas e soluções inovadoras para reduzir erros diagnósticos .

Esta atividade é um espaço para troca de experiências e identificação de soluções que podem ser implementadas no processo de atendimento.

“Esse é um tema muito importante de se discutir, porque nós, enfermeiros, estamos ali com os pacientes, em contato muito próximo. Acompanhamos os pacientes no leito e no HC vejo o comprometimento das equipes com seu cuidado e segurança”, afirmou a enfermeira Jackelyne Silva.

Milena Palheta, coordenadora do NQSP, enfatizou a importância desta ação. “É um prazer compartilhar conhecimento e experiência com foco nos pacientes e na melhoria dos processos para prevenir danos. Se conseguirmos aplicar essas seis metas de segurança do paciente e melhorar a cultura organizacional, com certeza sofreremos menos”, afirmou Milena.

Segurança do Paciente - A iniciativa reflete preocupações crescentes com erros de diagnóstico, tema este que já foi destacado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a OMS, a maioria dos adultos sofrerá erros de diagnóstico em algum momento das suas vidas, tornando essencial discutir como melhorar a segurança do processo de diagnóstico.

O Dia Mundial da Segurança do Paciente destaca a importância de todos os envolvidos na área da saúde – desde profissionais até pacientes – trabalharem juntos para reduzir erros de diagnóstico.

Texto: Kelly Barros (Ascom HC)