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HGT realiza Semana de Segurança do Paciente com foco em diretrizes de segurança e humanização

O evento reuniu mais de 200 participantes, entre profissionais de saúde e usuários do serviço, em uma ação coordenada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
19/09/2024 17h16

Durante os dias 17 e 18 de setembro, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (SESPA), realizou a Semana de Segurança do Paciente. Com o tema "Inspirando Diretrizes de Segurança e Humanização", o evento reuniu mais de 200 participantes, entre profissionais de saúde e usuários do serviço, em uma ação coordenada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

Na terça, 17, a abertura do evento foi realizada na área externa do hospital, com a presença das diretorias do HGT, colaboradores de diversos setores e convidados. Marcello Ferreira, diretor técnico do hospital, começou o evento explicando o tema central e ressaltando a importância de aliar as diretrizes de segurança à humanização no atendimento. Segundo Marcello, o objetivo era "fomentar a conscientização sobre a segurança do paciente e reforçar as práticas seguras que já são seguidas no hospital, sempre com um olhar humanizado para os nossos usuários".

Um dos momentos mais interativos foi a divisão dos participantes em seis grupos, nos quais cada um foi encarregado de discutir uma das seis metas internacionais de segurança do paciente. Ao final da manhã, foram entregues lembranças simbólicas a cada participante, como forma de reconhecimento pela participação no evento.

Outro destaque da programação foi o Safety Huddle, uma reunião prática de segurança realizada com os profissionais da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e outros profissionais se reuniram para discutir questões relacionadas à segurança do paciente, como riscos detectados, práticas seguras e melhorias a serem implementadas. O Safety Huddle foi uma oportunidade para os setores trocarem experiências e ajustarem suas rotinas conforme as diretrizes de segurança.

A programação também incluiu o Cine Pipoca, uma atividade que exibiu um curta-metragem ilustrando as metas internacionais de segurança do paciente. Após a exibição, os profissionais foram convidados a identificar falhas ou ausências de boas práticas de segurança representadas no filme. Durante a sessão, foram distribuídas pipocas e lembranças do evento, criando um ambiente descontraído e colaborativo.

Para envolver pacientes e acompanhantes nas práticas de segurança adotadas pela unidade, foi realizado o Café com Usuário, uma ação que abriu espaço para o diálogo e a colaboração entre a equipe do hospital e os usuários. Durante o encontro, os participantes foram convidados a participar da dinâmica "Que Bom, Que Pena, Que Tal", onde puderam compartilhar suas impressões sobre o atendimento hospitalar.

Segundo Marcello Ferreira, a dinâmica permitiu que os usuários se sentissem ouvidos e valorizados, além de fornecer insights importantes para o hospital.

"As metas de segurança são pensadas para proteger os pacientes, então é essencial que eles façam parte desse processo. Escutar o que eles têm a dizer, seja uma sugestão, uma crítica ou um elogio, nos ajuda a ajustar as práticas e garantir um atendimento cada vez mais seguro e humanizado", afirmou Ferreira.

Ao final do Café com Usuário, foi servido um café da tarde para os participantes, promovendo um momento de integração e descontração.

Uma das participantes do encontro foi a usuária Dalieuza Araujo, que está acompanhando seu pai, Antonio Nascimento, de 69 anos, internado no HGT desde a última segunda-feira (16). Dalieuza elogiou a iniciativa do hospital, destacando a importância do Café com Usuário.

"Eu já estive internada no HGT há muito tempo e também já acompanhei outros familiares, e em todas essas internações tivemos um bom atendimento pela equipe. Eu já tenho uma interação com o pessoal da clínica, mas durante o café pude conhecer outros profissionais que também fazem parte dessa equipe, mesmo que não lidem diretamente com o paciente. No encontro, podemos falar sobre o que é bom no HGT, dar sugestões e ter essa liberdade de conversar com os funcionários. Foi um encontro ótimo e eu gostaria de participar mais vezes. O HGT está de parabéns por esse trabalho que vem realizando", disse a usuária que mora na vila Turi-Açu, zona rural de Tailândia.

O diretor-executivo do HGT, Eduardo Pereira, também destacou a relevância do evento e seu papel no aprimoramento do atendimento da unidade. "A segurança do paciente é a base de qualquer instituição de saúde que se compromete com a qualidade no atendimento. No HGT, estamos constantemente buscando a melhoria contínua dos nossos processos e práticas. Esta Semana de Segurança do Paciente reflete nosso compromisso não apenas em cumprir diretrizes, mas em criar um ambiente onde cada colaborador, cada setor, e cada usuário do nosso sistema de saúde possa sentir que suas vidas estão protegidas e que recebem um cuidado atencioso e humanizado".

As atividades realizadas durante a Semana de Segurança do Paciente incluíram profissionais dos três turnos do hospital, garantindo que todos tivessem acesso às práticas e diretrizes de segurança.

O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis para adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, além dos atendimentos de urgência e emergência por livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço:

O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa). O hospital está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (91) 99202-5964.