Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Começa campanha de doação de sangue em memória às vítimas de trânsito

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/11/2015 16h40

Doadora de sangue há 10 anos, a servidora pública Leuziane Bastos, 40, colaborou com a campanha “É tempo de lembrar. Diga não aos crimes de trânsito!”, promovida pelo Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia Pará (Hemopa) e demais órgãos de trânsito. A ação teve início nesta segunda-feira (9) e se estenderá até o dia 14, envolvendo também os municípios de Marabá e Castanhal, culminado com caminhada no próximo domingo, 15, em alusão ao Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Trânsito.

Assim como Leuziane, logo nas primeiras horas da manhã, um grande grupo de funcionários do Detran se mobilizou e seguiu até a sede do Hemopa, em Belém, para doar sangue. Ela atua na Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito, que está organizando a campanha que vai suprir estoque de sangue do hemocentro. “Não pude me conter ao saber que o meu sangue, por se raro, pode salvar a vida de, pelo menos, três pessoas. Quem doa não tem ideia do bem que está fazendo a um semelhante”, frisou a servidora pública.

A campanha foi aberta na sede do Hemopa com a participação da presidente do hemocentro, Ana Suely Leite Saraiva; do diretor geral do Detran, Nilton Atayde; do assessor técnico da Sespa, Hélio Franco; do técnico de Segurança e Educação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Manoel Santos; e da coordenadora da Escola Educação Pública do Detran, a assistente social Gisélia Pereira.

A presidente do Hemopa, Ana Suely Leite Saraiva, informou que a meta da campanha é realizar a coleta de 80 bolsas de sangue, diariamente, o que vai suprir o estoque estratégico do hemocentro para o atendimento de transfusões na rede hospitalar. Para ela, a participação de todos é fundamental para o sucesso da campanha. “Estamos muito felizes com esta ação e aguardamos a presença de todos os parceiros, a fim de que nos ajudem a reforçar o nosso estoque, ao longo desta campanha”, destacou a presidente.

Ela afirmou que a iniciativa do Detran deverá integrar o calendário de eventos do Hemopa. “Se todas as instituições parceiras percebessem a importância dessa mão dupla, de ações conjugadas e dessa natureza, nosso estoque iria crescer de forma expressiva”, ressaltou Ana Saraiva.

O diretor geral do Detran, Nilton Atayde, agradeceu aos servidores que participaram da campanha. “Esta parceria busca fomentar a doação de sangue para que o Hemopa tenha condições de atender às demandas que chegam neste centro, inclusive as que são relacionadas aos acidentes de trânsito. É uma ação fundamental porque visa alertar a população sobre a importância da doação e de reforçar o estoque de sangue do Hemopa. O objetivo é sensibilizar o cidadão sobre a doação de práticas que podem salvar vidas, além de contribuir para conscientizar a sociedade em favor de um trânsito mais seguro e mais humanizado”, comentou Nilton Atayde.

Engajado na ação, Hélio Franco relacionou que somente em 2014, o trânsito fez 1.648 vítimas, que representa quase 5% de todas as mortes registradas no Pará. “A campanha precisa da participação de todos os cidadãos juntos na luta para redução desses tipos de mortes em nosso Estado”, comentou.

De acordo com a coordenadora da Escola Pública de Educação, Gisélia Pereira, a mobilização tem o objetivo de sensibilizar a população, bem como as categorias envolvidas no trânsito sobre a importância da participação no processo da doação voluntária de sangue. “No Brasil, a finalidade desta data é para a conscientização pública para redução de acidentes de trânsito, a gravidade das perdas familiares e seus custos para o Estado”, disse, apostando no sucesso da ação não apenas no alcance da meta de doações, mas, sobretudo, da maior conscientização para melhor conduta no trânsito.

A programação de coletas na sede do Hemopa terá o seguinte cronograma: doação de sangue de servidores do trânsito e de instituições parceiras (dia 9), ciclistas (dia 10), representantes e funcionários dos serviços de transporte de passageiros (dia 11), torcedores do grupo Camisa 33 (dia 12), mototaxistas (dia 13) e familiares e amigos das vítimas de acidentes de trânsito, atletas e patinadores (dia 14).

A campanha também será realizada em Marabá, sudeste do Estado, com a coordenação do Sest/Senat, e em Castanhal, nordeste paraense, onde será realizada caminhada no domingo, 15, em memória às vítimas de acidentes de trânsito. A ação será coordenada pelo Provaqui.

Critérios - A campanha segue até o próximo sábado (14). O Hemopa informou que pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos. Menores de 18 anos, podem doar somente com autorização de pais, responsáveis ou um representante legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto, e estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, nº 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, na BR-316, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados até as 17h.

(Com informações de Lene Alves - Departamento de Trânsito do Pará)