Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO SUPERIOR

Uepa recebe visita de conselheiro educacional da embaixada chinesa

O encontro destacou as parcerias em diversos âmbitos entre o Pará e a China, bem como as prósperas relações diplomáticas entre o Brasil e o país oriental

Por Marília Jardim (UEPA)
18/09/2024 16h36

Na tarde desta quarta-feira, 18, o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Clay Chagas, recebeu o conselheiro de Educação da Embaixada da China no Brasil, Wang Zhiwei, acompanhado da vice-reitora Ilma Pastana, representantes da gestão superior da instituição e diretores do Instituto Confúcio na Uepa.

O encontro destacou as parcerias em diversos âmbitos entre o Pará e a China, bem como as prósperas relações diplomáticas entre o Brasil e o país oriental. Na Uepa, o Instituto Confúcio, voltado para o ensino da língua e cultura chinesa, é o principal reflexo dessa colaboração.

Clay Chagas mencionou que Belém tem passado por significativas mudanças políticas, ambientais e econômicas, impulsionadas pelos investimentos do governo do estado e pela cidade ser a sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025. Para ele, "é importante intensificar as relações de parceria entre o Brasil e a China por meio de instituições, como a universidade e a embaixada chinesa".

O conselheiro expressou satisfação com as relações diplomáticas entre os dois países ao longo deste ano, quando se comemoram os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China e 20 anos dos Institutos Confúcios. Ele ressaltou que "a cooperação entre a China e o Brasil está cada vez mais acentuada, e precisamos trabalhar juntos na área educacional".

Conforme a vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana, o Instituto Confúcio na Uepa está alinhado com os valores da instituição. Além disso, ela mencionou que "o IC, nos últimos anos, teve uma diversificação e ampliação de turmas", ressaltando as atividades desenvolvidas pelos diretores Antonio Silva e Sun Jing.

Dentre as propostas, Clay Chagas sugeriu a discussão de um termo de cooperação para a realização de um edital entre a universidade e a embaixada, visando promover o intercâmbio cultural e educacional entre Brasil e China, com foco especial no desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Relações institucionais

As relações entre o Pará e a China, por meio da Uepa e da Shandong Normal University (SDNU), foram construídas desde a implementação do Instituto Confúcio na Uepa, em 2016. Em dezembro de 2023, uma comitiva da Uepa esteve na província de Shandong para conhecer a SDNU.

Em junho deste ano, foi assinada a renovação do acordo para a permanência do IC na instituição estadual por mais cinco anos, durante uma visita da delegação da universidade chinesa. No mesmo período, o governador Helder Barbalho assinou um acordo de cooperação em pesquisa e ensino entre as duas universidades, visando ampliar as parcerias e fortalecer as ações de educação entre o Governo do Pará e a China.