Governo do Estado fortalece infraestrutura e integração dos municípios do Marajó
O avanço da pavimentação e a construção de pontes são estratégias para promover o desenvolvimento econômico e social da região
Investimentos em infraestrutura, com o avanço da pavimentação e da construção de pontes, são fortalecidos pelo governo do Estado nos municípios da região do Marajó. As obras ajudam a fomentar o desenvolvimento econômico e social da Ilha e promover a integração do Pará.
Segundo Adler Silveira, titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), a construção e pavimentação da PA-368, por exemplo, com 148 quilômetros, vai conectar as regiões de integração do Marajó e do Baixo Tocantins, facilitará o escoamento de cargas e garantirá mobilidade para a população.
Em abril deste ano, o órgão entregou 25 quilômetros da PA-159, que liga o perímetro urbano de Breves à Vila Aprocotane, próxima ao Rio Tucano-Açu e segue avançando nas obras da construção da ponte sobre o rio Camarazinho, com 360 metros de extensão. Esta, garantirá a travessia segura e eficiente entre Salvaterra e Cachoeira do Arari, além das obras da Rodovia PA 368 (TransMarajó).
“Até o final de 2024, nosso planejamento é continuar acelerando essas obras e beneficiando diretamente todos os municípios marajoaras. Essas iniciativas são fundamentais para fortalecer a infraestrutura local, impulsionar o desenvolvimento econômico e proporcionar melhores condições de vida para os moradores”, pontua o secretário Adler Silveira.
A ponte sobre o rio Camarazinho representa para Clara Nicácio, que trabalha em Salvaterra, um avanço para a região. “Essa obra trará economia de tempo para moradores do Marajó, com melhor acesso para Retiro Grande, Santa Rosa e Cachoeira do Arari. E isso facilitará os atendimentos de saúde no hospital, assim como contribuirá para a área da educação, porque em Salvaterra tem a Uepa e em Soure a UFPA. Então, vai favorecer muito, até mesmo na comercialização de alimentos e no deslocamento para trabalhar", ressalta.
PAVIMENTAÇÃO – Desde 2019, mais de 220 milhões já foram investidos pelo programa estadual “Asfalto por Todo o Pará” no Marajó. A iniciativa visa melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores, com a execução de obras de asfaltamento, terraplenagem, meio-fio e calçada. A quarta etapa do programa, desenvolvida em 2024, já garantiu 273 quilômetros de pavimentação para 57 municípios das regiões de Integração do Rio Capim, Baixo Amazonas, Lago de Tucuruí, Tocantins, Araguaia, Guamá, Marajó, Guajará, Tapajós e Carajás.
O profissional da área da saúde, Henrique Ferreira, morador de Portel, ressalta as melhorias proporcionadas pelas obras. “O acesso da população da zona rural à cidade melhorou muito com a abertura das estradas, facilitando o acesso aos serviços de saúde e segurança, por exemplo. As obras beneficiam muito na logística, transporte e escoamento da produção local”, destaca.
PRODUÇÃO – Um dos principais exemplos da produção marajoara é a agropecuária. O Marajó, ao longo dos anos, tem sido firmado como referência na área, com o rebanho de búfalos. O Pará registrou, em 2023, um crescimento superior a 30% do rebanho, em comparação a 2019. A pecuária diversificada e as produções de mandioca, arroz e abacaxi também se destacam enquanto potenciais da região.