Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO E CIDADANIA

Fundação ParáPaz transforma rotinas com aulas gratuitas no Jurunas

De segunda a quinta, às 8h, tem aula de ginástica geral para todas as idades. Já na sexta-feira, o clima é mais descontraído com atividades recreativas, das 8h às 10h

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
17/09/2024 16h17

As manhãs de segunda a sexta-feira na Unidade de Inclusão Social da Fundação ParáPaz, no bairro do Jurunas, em Belém, não são mais as mesmas. O que antes era apenas o começo de mais um dia, agora é um momento de transformação e socialização para muitos moradores da região.

De segunda a quinta, às 8h, a aula de ginástica geral atrai cerca de 80 pessoas de todas as idades. Já na sexta-feira, o clima é mais descontraído com atividades recreativas, das 8h às 10h. Nesse dia, os participantes se envolvem em pintura, brincadeiras, tênis de mesa e jogos de tabuleiro, que ajudam tanto no físico quanto no socioemocional.

A dona de casa Zilma Pinto da Silva, de 58 anos, frequenta as aulas todos os dias. Depois de perder o filho, ela se sentiu sem forças, mas ao aceitar um convite para participar das aulas, encontrou na unidade um novo ânimo e amigos. 

"Comecei em fevereiro e não pretendo mais sair. Fiz muitas amizades aqui. Antes, eu era sedentária, só caminhava na orla, me sentia triste, mas aqui é diferente. Além da atividade física, encontramos paz, conversamos, rimos e me sinto muito mais disposta. Realmente foi uma transformação pra mim", disse Zilma.

Aos 77 anos, dona Carita Ferreira, que mora sozinha, vai andando para a aula e afirma que só falta quando tem médico. "Operei a vista em janeiro e minha prima me indicou pra fazer as aulas, que era muito legal e que eu ia adorar. Esses dias que parei, senti que envelheci mais rápido, já sinto falta do exercício”, contou. 

O espaço conta com dois campos de futebol, uma área coberta e uma sala climatizada usada mais em dias de chuva. Além das aulas de ginástica, o local recebe oficinas de artesanato, rodas de conversa, palestras sobre saúde e eventos culturais.

Segundo Carlos Valente, coordenador da unidade e profissional de educação física, a ginástica praticada nas aulas é indicada para todas as idades e são desenvolvidas dentro das condições físicas de cada um, principalmente dos idosos, que são a maioria. “Muitos chegaram com uma movimentação muito limitada, sem equilíbrio e, hoje, tiveram uma evolução de forma impressionante”, informou Carlos.

Aulas de futebol - Além da ginástica, a unidade também oferece futebol para crianças e jovens, com inscrições abertas a partir dos 8 anos. Everson Sanches, de 14 anos, que sonha em ser jogador famoso, participa das aulas desde que se mudou para o Jurunas. "Quero ser como o Neymar. Venho sempre que posso, e o melhor de tudo, é que é de graça", comentou Everson.

Diogo de Oliveira, de 12 anos, também é apaixonado por futebol e vai de bicicleta treinar no campo. "Meu sonho é ser como o Cristiano Ronaldo. Não sou muito bom ainda, mas tô aqui tentando e aprendendo, e o melhor é que não preciso pagar", disse Diogo.

Carlos Valente reforça que o foco das atividades é a inclusão através do esporte de participação. "Nossa principal intenção aqui é promover o esporte como uma forma de inclusão e bem-estar, sem a preocupação com resultados ou desempenho. Queremos que todos, independente de suas condições físicas, possam se sentir parte do grupo e melhorar sua qualidade de vida”.

Serviço – A Unidade de Inclusão Social ParáPaz, do projeto “Espaços Abertos”, fica na Rua dos Mundurucus, 29, e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.