Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Mais de 500 crianças e adolescentes participam de Minicircuito Itinerante do Detran

Em Vigia de Nazaré, o projeto usou atividades educativas e pedagógicas para ensinar sobre trânsito seguro

Por Governo do Pará (SECOM)
16/09/2024 16h49

Com o objetivo de ensinar crianças e adolescentes sobre a importância do respeito às leis de trânsito, à sinalização e a segurança na condução de veículos, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito, levou o Projeto Minicircuito Itinerante ao município de Vigia de Nazaré, no nordeste paraense. Durante cinco dias, mais de 500 crianças e adolescentes receberam orientações por meio de atividades educativas e pedagógicas sobre o trânsito.As crianças utilizaram miniveículos para colocar em prática o aprendizado

“É uma programação muito especial, pensada para envolver toda a família e, acima de tudo, estimular a reflexão de cada pessoa, seja adulto ou criança, sobre o papel de todos para salvar vidas no trânsito”, ressaltou a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.

No Minicircuito, as crianças aprendem a importância do cinto de segurança, uso do capacete e respeito ao semáforo e à faixa de pedestre, tudo com atividades de colorir, e ainda sobre como dirigir em segurança, utilizando miniveículos (carros e motos).

Sobre o mini Circuito Pedagógico, o agente de Educação de Trânsito João Batista Maia disse que “O Minicircuito Itinerante de Trânsito está pela primeira vez nessa região, onde trabalhamos com as crianças a parte pedagógica, incluindo instrumentos no trânsito, como o carro e a moto. E hoje estamos focando em três itens do Código de Trânsito: uso do capacete, cinto de segurança e faixa de pedestre. A gente já vai passando pra criança, pra que ela tenha uma noção pra frente, para que a gente possa ter um trânsito seguro”.A programação envolveu os pais nas atividades

Aprendizado - Yann Sarmento, 8 anos, ouviu tudo atentamente e disse que aprendeu como agir no trânsito. “Eu achei muito legal, uma coisa bem educativa para as crianças que ainda não sabem os riscos do trânsito. Vocês têm que vir mais vezes pra ensinar a gente. Eu aprendi que tem que colocar o cinto de segurança e parar na faixa para o pedestre passar, senão pode acontecer um acidente”, reiterou Yann.

A iniciativa do Detran teve total apoio das crianças e dos pais. O servidor público José Luiz Souza levou as filhas Luísa e Isabella para a programação. “Eu achei essa ação uma ideia maravilhosa, muito educativa para as crianças, principalmente porque elas já vão crescendo tendo noção de trânsito, e isso é muito importante. Eu sou soube que estava acontecendo e vim correndo trazer. Elas estão adorando, e o Detran está de parabéns pela iniciativa”, afirmou José Luiz.

Texto: Brendo Freitas - Ascom/Detran