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Seju realiza mais de 1,5 mil atendimentos em ações de cidadania em seis municípios

Emissão de documentos e orientação sobre benefícios sociais foram alguns dos serviços realizados

Por Igor Oliveira (SEJU)
14/09/2024 08h56

A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) promoveu, no período de 31 de agosto a 13 de setembro, ações de cidadania nos municípios de Ipixuna, Irituia, Mãe do Rio e Ulianópolis, na Região de Integração Rio Capim,e também nas cidades de Santa Maria e Terra Alta, localizadas na Região de Integração Guamá. Mais de 1.500 pessoas foram atendidas com emissão de carteira de identidade, encaminhamento para certidão de nascimento, cadastro na plataforma gov.br, entre outros serviços.

As iniciativas visam tornar mais acessíveis documentos fundamentais para o exercício da cidadania, especialmente para as pessoas que enfrentam dificuldades na sua obtenção. Foi o caso de Maria Elenilza, moradora de Santa Maria. “Nas vezes que tentei tirar meu RG, não havia material. Soube dessa ação aqui na cidade e vim na hora certa. Os servidores são muito atenciosos e já saí com meu documento”, comemora.

De acordo com Carol Lobato, coordenadora de Cidadania da Seju, as ações também servem para cadastrar e orientar a população sobre direitos e benefícios que podem ser acessados pelo site gov.br, plataforma do governo federal que reúne serviços e informações para o cidadão, incluindo acesso a documentos como carteira de trabalho digital.

Carol Lobato destaca ainda a importância da avaliação do público para os serviços realizados. “Em Terra Alta, por exemplo, uma usuária agradeceu pelo trabalho realizado diretamente com a população, com escuta e atendimento. Esse tipo de retorno é importante para as nossas atividades e seguirmos nessa mesma linha em outras ações pelo estado”, explica.