Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Orquestra apresenta composições especiais no Theatro da Paz

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/11/2015 09h55

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) traz grandes obras dos compositores Franz Liszt (1811-1886), Franz Schubert (1797-1828) e Gustav Mahler (1860-1911) para compor concerto especial nesta quinta-feira (12), às 20h, com entrada franca. A programação é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Theatro, a partir de 9h no dia do evento.

Além das obras Le prelude de F. Liszt e “Sinfonia nº 2” de F. Schubert, que serão executadas na primeira parte da noite, o concerto tem como destaque a “Sinfonia nº 4” de G. Mahler, que será apresentada na segunda parte do espetáculo. Todas as peças são inéditas em Belém, de acordo com o regente da OSTP, Miguel Campos Neto. Ele conta que F. Liszt é famoso por suas composições para piano e a Sinfonia nº 2, de Schubert ainda é pouco conhecida e executada.

“Gustave Mahler é a grande atração da noite”, destaca o maestro, que regerá pela primeira vez uma obra de compositor checo-austríaco. “Tocar peças de Mahler requer muito preparo, qualidade e uma orquestra que mobilize uma gama de músico e instrumentos, o que não seria possível a uma orquestra pequena”.

G. Mahler é conhecido por ser um dos maiores compositores de todos os tempos. Lembrado por composições extensas e com orquestração variada e numerosa. Segundo Miguel, o nome do compositor está associado às grandes apresentações de orquestras no mundo todo. “A sinfônica que se propõe a tocar as obras deste compositor é porque tem buscado sua maioridade como orquestra”, conta o regente. 

“Essa é a segunda vez que a OSTP executa uma Sinfonia do compositor. As sinfonias de Mahler são verdadeiras obras-primas da música orquestral. A Quarta Sinfonia possui belas melodias que destacam os diversos naipes de instrumentos da Orquestra e seus timbres, além do solo de soprano, que canta o texto "Das himmlische Leben" (A vida celestial), da 'Trompa mágica do menino', coletânea de textos de poetas alemães, que inspirou diversas canções escritas por Mahler”, diz a gerente de músicas da Secult, Marianne Lima.

O concerto terá participação da soprano Kézia Andrade, que faz sua segunda participação com a OSTP este ano, a convite do diretor artístico da Sinfônica, Gilberto Chaves, e do maestro Miguel Campos Neto. A ideia é dar oportunidades de atuação junto à Orquestra aos novos talentos da cena lírica paraense.

Serviço: Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, no dia 12 de novembro de 2015, às 20h, no Theatro Paz. Ingressos gratuitos na bilheteria do Theatro, a partir das 9h do dia do evento. Informações: (91) 4003-87650.