Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Referência no sudeste do Pará, Policlínica de Tucuruí realizou mais de 110 mil exames

Números são de 2024, e Unidade disponibiliza exames laboratoriais de rotina e de alta tecnologia de imagem   

Por Ascom (Ascom)
11/09/2024 08h07

Entregue pelo governo do Estado, há dois anos, a Policlínica Lago de Tucuruí se consolidou como referência em diagnóstico no sudeste do paraense, atendendo a população dos sete municípios da Região de Integração Lago: Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Tucuruí e Jacundá. Para se ter uma ideia, apenas neste ano de 2024, a unidade já realizou mais de 110 mil exames laboratoriais e de imagem. 

Nas instalações da unidade, é possível realizar exames com tecnologia de ponta e expertises médicas para fornecer resultados rápidos e precisos, fundamentais para a definição de estratégias terapêuticas eficazes. A Poli Tucuruí, oferta, por exemplo, colonoscopia, colposcopia, ecocardiograma, electroencefalograma, endoscopia digestiva alta, espirometría, holter, mamografia, papa, ressonância magnética, paaf tireoide, radiografia, teste ergométrico, patologia, tomografia computadorizada com contraste, tomografia computadorizada em geral, ultrassonografia com doppler, ultrassonografia em geral e videolaringoscopia.

Atendimentos 

Antes da entrega da unidade, a professora Maria Santos Costa, de 61 anos, que é de Novo Progresso, precisou ir duas vezes ao Estado vizinho: o Piauí para fazer uma mamografia. “Fui para Teresina fazer os exames. Eles são de rotina, mas é preciso ser feito. Aqui na Policlínica, foi a primeira vez da mamografia e o atendimento foi excelente. Desde a recepção, todos nos tratam muito bem”, comentou.

A percepção de Maria aconteceu desde a primeira visita à unidade. “Faço vários tratamentos aqui na Poli, e tudo é muito bom. Já é quarta vez que venho aqui, e tenho gostado bastante do atendimento”, disse.

A Poli de Tucuruí também tem correspondido às expectativas da dona de casa Marilucia Tavares do Santos, de 62 anos. Com queixas de dor no tórax, a usuária procurou um clínico geral, que solicitou para ela uma tomografia do tórax. “Tudo foi muito bom. Gostei bastante do atendimento”, comentou.

Pamella Siqueira, 35 anos, está passando por uma  investigação sobre a origem de dores na lombar. Para isso, o clínico geral solicitou para a técnica de enfermagem, uma ressonância magnética na região onde há o incômodo. Foi realizada na Poli de Tucuruí. “Foi tudo excelente. Muito bom”, parabenizou.

Tecnologias

O responsável técnico pelo de radiologia, Hebert Mineiro, explica que na unidade são usados equipamentos modernos. “Eles são de alta resolução de imagem. Equipamentos como tomografia 128 cortes, ressonância magnética, mamografia digital. São equipamentos novos, de alta resolução que auxiliam no diagnóstico do médico em tratamento de patologia do paciente”, detalhou.

Para realizar os exames, os usuários devem ter encaminhamento de um profissional médico. Caso a demanda interna, esta poderá ser marcada através do Call center na unidade. Se for externa, é necessário o agendamento através da Regulação.  

Além dos exames, o usuário conta com 33 especialidades médicas, seis não médicas e um Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea), com dentro do ambulatório.

Serviço:

O funcionamento da Policlínica Lago de Tucuruí é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h. O serviço de hemodiálise também funciona aos sábados, em dois turnos. A unidade fica na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica. Os serviços são  100% gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é gerenciada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Sespa.

Texto de Roberta Paraense