Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PECUÁRIA

Adepará realiza 1º treinamento dos operadores da rastreabilidade do rebanho paraense

Profissionais do ramo agropecuário têm a função de auxiliar o produtor rural na identificação individual dos animais

Por Nathalia Lima (ADEPARÁ)
10/09/2024 23h42

Veterinários, zootecnistas, técnico agropecuários foram treinados para serem operadores da rastreabilidade (OPR)  pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), nessa terça-feira, 10, no Parque de Exposições Orlando Quagliato, em Xinguara, região sudeste do Estado. 

A Adepará iniciou a primeira etapa de treinamentos dos operadores da rastreabilidade aprimorando os conhecimentos sobre boas práticas agropecuárias, de identificação individual, com ênfase em bem estar animal; rastreabilidade de bovinos e bubalinos, Programa estadual de integridade da cadeia da pecuária paraense; ⁠Noções de regularização ambiental; ⁠Pecuária e sustentabilidade; ⁠Ética e responsabilidade profissional; ⁠IN 50 de 23/09/2013 do Ministério da Agricultura que serão importantes para desenvolver o Programa de Integridade.

A identificação individual é um dos pilares dentro do Programa de Desenvolvimento e Integridade da Pecuária, no âmbito do Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará (SRBIPA), que vai identificar individualmente os animais em trânsito até dezembro de 2025 e todo rebanho bovino e bubalino do Estado até dezembro de 2026.

A estudante de zootecnia, Daira Ramos ressalta que o curso é uma ótima oportunidade de qualificação para o mercado. “O aprendizado tecnológico é essencial. Até porque a gente sabe que hoje, o mercado de trabalho é o mercado integrado sobre bovinocultura de corte, que envolve muita tecnologia e quem não acompanha fica para trás. A identificação dos animais vai trazer benefícios não só locais, mas também para todo o Estado. Porque de onde vem a carne, o que está sendo feito para essa carne ter uma qualidade melhor? Então, essa tecnologia vem melhorar o mercado porque o que todo mundo almeja no final é o abate seguro e de qualidade para todos", detalhou.

Todos os animais bovinos e Bubalinos serão identificados com dois brincos, sendo um visual e outro eletrônico, que irão auxiliar no controle da sanidade do rebanho, garantindo a abertura de novos mercados para a carne produzida no Estado.

A gerente de rastreabilidade e cadastro agropecuário da Adepará, Barbra Lopes afirma que mais uma etapa foi concluída para o avanço do programa da integridade. “Hoje, nós demos mais um passo no projeto de implementação do sistema de rastrabilidade dentro do Estado. Treinamos os primeiros operadores da rastreabilidade, obedecendo as três fases de implementação do projeto, que começa justamente pela região sudeste do estado. Esse primeiro grupo foi formado por profissionais que já tem atuação e visibilidade na rastreabilidade aqui na região sudeste; além disso possuem o acesso a grandes propriedades rurais da região. Foi um treinamento estratégico para a implementação do programa da Integridade da pecuária no estado”. 

Operadores de rastreabilidade

A Adepará vai credenciar Operadores de Rastreabilidade (OPR) para compor o SRBIPA. Os OPRs serão devidamente cadastrados e habilitados dentro do SRBIPA, a fim de assegurar o manejo adequado e garantir a qualidade da identificação individual dos animais.