Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Novas obras e equipamentos em segurança e saúde garantem mais serviços de qualidade à população

Nos primeiros oito meses deste ano, os investimentos do governo do Estado contribuíram para a queda de 67% nos crimes de roubo e o reforço à rede de saúde pública

Por Governo do Pará (SECOM)
10/09/2024 08h00

Entre janeiro e julho deste ano, o Pará reduziu em 67% os crimes de roubo. O índice expressivo divulgado em agosto, resultado da comparação com o mesmo período de 2018 – antes da atual gestão -, é apenas um dos reflexos diretos dos investimentos feitos pelo governo do Estado em frota de veículos e equipamentos de alta tecnologia, aumento e qualificação do efetivo e ações integradas. Nos últimos oito meses, os investimentos se consolidaram em ações executadas pelo Sistema de Segurança Pública, contribuindo para a diminuição da criminalidade.

Paralelamente, os investimentos em saúde também fortalecem a rede pública de saúde, com obras em hospitais regionais, pertencentes ao Estado, e unidades de saúde municipais, além de equipamentos que aperfeiçoam exames e tratamentos.

Nos primeiros oito meses de 2024, o Governo do Pará investiu e entregou 60 viaturas, do tipo Ranger 4x4, para a Polícia Civil; 231 coletes balísticos para órgãos municipais de segurança e fiscalização em Belém, Ipixuna do Pará, Itupiranga e São Domingos do Araguaia; duas lanchas blindadas para a Polícia Militar, destinadas ao trabalho do Grupamento Fluvial (GFlu); três motocicletas para a Guarda Municipal de Capanema; três motocicletas para a Guarda Municipal e uma lancha de 60 HP para São Caetano de Odivelas; 13 coletes balísticos para a Guarda Municipal de Mocajuba; uma lancha de 60 HP para o município de Chaves; uma lancha 350 HP para o município de Almeirim, e uma quadra poliesportiva para o Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização do Corpo de Bombeiros Militar, em Belém.

As forças de segurança foram fortalecidas com a entrega de cinco radiocomunicadores para a Guarda Municipal de Baião; cinco coletes balísticos para a Guarda Municipal de Pacajá; 15 coletes balísticos para os agentes de trânsito de Novo Repartimento; 43 coletes balísticos para o órgão municipal de trânsito e a Guarda Municipal de Moju; 50 totens de segurança pública na Região Metropolitana de Belém, Marabá, Altamira e Salinópolis; quatro viaturas com cela e 16 viaturas pick-ups descaracterizadas para a Polícia Civil, além de 266 tasers (arma de eletrochoque) para as polícias Civil e Militar.

Novas estruturas ampliam serviços em saúde

Na área de saúde, o governo do Estado destina recursos para estruturas e equipamentos essenciais. Foram entregues o Hospital Regional de Rio Maria (no Sul), o Hospital Municipal de Tucumã (Sudeste), o Hospital Municipal de Sapucaia (Sudeste), o Hospital Municipal de Bannach (Sudeste), o Hospital Municipal de Cumaru do Norte (Sudeste) e o Hospital Municipal de Vigia de Nazaré (Nordeste).

Entregue em maio deste ano, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, na Avenida Augusto Montenegro, em Belém, tem 28 mil metros quadrados de área, estruturada para oferecer atendimento de urgência e emergência 24 horas.

Administrada pelo Instituto ACQUA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a unidade conta com 115 leitos, entre clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI); área de atendimento de urgência e emergência com 12 boxes adultos e 12 infantis; sala vermelha com leitos adulto e infantil, além de um isolamento adulto, dois infantis e seis salas de cirurgia.

Perfil assistencial - Além de atender no regime de porta aberta – sem necessidade de regulação - todos que procuram os serviços disponíveis, o PSRM oferece serviços em pediatria geral e cirúrgica, clínica médica, cirurgia geral e ortopedia; cirurgias vascular, torácica e endoscópica, e otorrinolaringologia, além de exames laboratoriais e de imagem, como raio X, tomografia e ultrassonografia.

Como unidade de retaguarda, o Pronto-Socorro foi construído para garantir à população o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), que inclui serviços de Nutrição e Dietética, e Agência Transfusional.

Os investimentos contemplam ainda o funcionamento da ala oncológica do Hospital Regional Público de Marabá e a ala obstétrica do Hospital Regional de Salinópolis. Foram entregues ainda um tomógrafo ao Hospital Regional de Salinópolis; um tomógrafo e um aparelho de raios X para o Hospital Regional do Leste, em Paragominas; um tomógrafo para o Hospital Regional de Castelo de Sonhos (distrito de Altamira); um tomógrafo para o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção, e seis novas agências de armazenamento e distribuição de sangue da Fundação Hemopa, para ampliar o atendimento transfusional no Pará. Há ainda previsão de entrega em setembro do Hospital Público da Mulher – obra necessária para garantir acesso rápido e gratuito a serviços de saúde essenciais ao público feminino.

Mais investimentos - O Governo do Pará entregou em 17 de junho, na Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), em Belém, a primeira enfermaria pública exclusiva da rede estadual de saúde para pacientes com doenças no fígado, e o ambulatório adulto com capacidade para quase duas mil consultas por mês.

No Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, referência em cardiologia, nefrologia e psiquiatria, os pacientes já começaram a ser atendidos no novo Serviço de Ambulatório Médico, entregue em 7 de agosto. O espaço foi projetado para proporcionar mais conforto e qualidade no atendimento, beneficiando cerca de 200 pessoas diariamente.

O Ambulatório oferece serviços em diversas especialidades médicas em cardiologia, nefrologia e psiquiatria, e outras ligadas ao perfil do Hospital. Com 25 novos consultórios, em uma área total de 1.600 metros quadrados (m²), o novo prédio está totalmente climatizado, oferecendo mais conforto para usuários e servidores.