Caravana de Ciência e Tecnologia chega a Escola Técnica de Curuçá
Projeto itinerante visa difundir conhecimento nas áreas de robótica, impressão 3D, informática, além de fomentar o aprendizado na área de ciência e tecnologia nas escolas técnicas
A Caravana de ciência e tecnologia, projeto elaborado e executado através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET) em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT GUAMA) chega esta semana no município de Curuçá. Durante cinco dias, a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA), Prof. Maria de Nazaré Guimarães Macedo, receberá a Caravana de Ciência e Tecnologia. O evento, que começou hoje, seguirá até o dia 13 de setembro e contará com uma programação diversificada.
Veruschka Melo, Diretora da EETEPA conta que desde a última visita da Caravana, no ano passado, os alunos da escola técnica ficaram super animados, pois é uma semana de bastante aprendizagem e conhecimento.
"Percebemos uma transformação incrível em nossos alunos. Eles ficam extremamente motivados, pois momentos como este são oportunidades valiosas para abrir nossa escola a novos conhecimentos e experiências. Ganhamos o Laboratório Maker, um espaço onde os alunos aprendem robótica e informática, hoje o local é base para receber a Caravana", pontuou a gestora.
Gabriela Sofia Santos Monteiro, aluna do curso Integrado em Desenvolvimento de sistemas, está participando da Caravana no curso de “Desenvolvimento de APP para Android”. Ela comenta que o curso é bem interessante e atende a demanda da comunidade escolar, pois agrega inovação a tecnologia ao currículo.
“Os cursos são fundamentais para o nosso futuro, porque nos preparam para o mercado de trabalho em áreas em constante crescimento. Além de ampliar nosso conhecimento técnico, estamos desenvolvendo a capacidade de criar soluções reais para os desafios do dia a dia, o que nos dá uma visão muito mais ampla das oportunidades que podemos alcançar”, afirma a aluna.
Para além dos cursos que são ofertados através da caravana, ocorre uma grande feira de ciências onde os alunos da Eetepa são convidados a expor seus trabalhos acadêmicos e demonstrar seus conhecimentos.
Nalber Nascimento, aluno da turma de redes de computadores, se inscreveu para o curso de Robótica, que é ofertado durante a caravana.
"A Robótica é uma área que pode trazer oportunidades. Temos um mini curso incrível onde trabalharemos programação e tenho certeza que trará benefícios para o meu currículo", diz o mesmo.
Cerca de 800 alunos estão engajados na apresentação de projetos durante o evento educacional, aberto à comunidade e que acontece até a próxima sexta-feira (13), diariamente de 8h às 16h. Esta é a oitava Escola técnica que recebe o projeto Caravana e previsão é que as eetepas dos municípios de Vigia e Paragominas sejam as próximas a receber a Caravana.
Texto: Carla Couto - Ascom Sectet