Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRONEGÓCIO

Fortalecimento da cadeia do abacaxi é discutido em Conceição do Araguaia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/11/2015 09h21

O pensamento de que o abacaxi "não é problema" predominou nas manifestações das autoridades presentes na abertura oficial do VI Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi, em Conceição do Araguaia, no sudeste do estado, distante 1.126 km da capital, e escolhida para sediar no país, a sexta edição do Simpósio Nacional do Abacaxi, no período de 11 a 13 deste mês.

A escolha de Conceição do Araguaia foi devido ao fato do município estar entre os principais produtores do fruto no Pará, que é o maior estado produtor de abacaxi, com Floresta do Araguaia, Conceição do Araguaia e Salvaterra, os maiores municípios produtores; e o Brasil é o 3º maior produtor mundial de abacaxi. Esse cenário motivou as autoridades a destacarem o caráter redentor do fruto, não se esquecendo de mencionarem os desafios a serem vencidos no fortalecimento da cadeia produtiva do abacaxi.

A abertura oficial do Simpósio foi realizada às 18h de ontem, 11, no Espaço de Eventos Casablanca, e contou com a presença do vice-governador do estado Zequinha Marinho, do Secretário de Agricultura Hildegardo Nunes, do representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Josenir Nascimento, da deputada federal Júlia Marinho, dentre outras autoridades.

O presidente da Emater, engenheiro agrônomo, Paulo Amazonas Pedroso, integrante da mesa de abertura oficial do evento, destacou em sua fala o papel missionário da empresa na estruturação e no fortalecimento da cadeia produtiva do abacaxi, em 50 anos de extensionismo rural no estado.