Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E OPORTUNIDADES

I Conferência Internacional Infantojuvenil da Seduc fomenta protagonismo de alunos

Estudantes estaduais podem inscrever projetos e participar dos diálogos sobre temas e soluções para agenda climática global

Por Amanda Oliveira (SEDUC)
08/09/2024 18h11

O Pará está dando um passo importante na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o meio ambiente. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vai realizar em Belém, a 1st International Child & Youth Conference on Education and Climate Change (CYC) - a I Conferência Internacional Infantojuvenil sobre educação e mudança do clima - “Reflorestando Mentes”. O evento quer  mobilizar estudantes da rede pública estadual e do mundo para discussão de soluções à agenda climática e para selecionar projetos a serem apresentados na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), programada para 2025, em Belém. 

A iniciativa, alinhada com a “Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima do Pará”, busca fortalecer o engajamento dos jovens nas questões ambientais. Ao promover um intercâmbio de experiências e conhecimentos entre estudantes de diferentes regiões, a conferência quer estimular a criação de projetos e ações que contribuam para a preservação do planeta.

"A CYC é a primeira Conferência internacional idealizada pela Seduc Pará. A educação e os jovens precisam ter voz na COP 30, em 2025, é olhando para a raiz dos problemas e propondo soluções a serem administradas e conscientizadas desde a primeira infância que vamos conquistar um efeito permanente na sociedade, e para isso a educação e a juventude precisam estar envolvidas. Vamos estimular e garantir ferramentas para que nossos estudantes, alinhados ao componente de Educação Ambiental, desenvolvam projetos e pensamentos críticos estruturados, assim garantindo propostas factíveis. Esse será um momento histórico para a educação do Pará e do mundo, que finalmente ganhará espaço na discussão das mudanças climáticas em proporções globais", disse Rossieli Soares, secretário da Seduc. 

Como participar - Estudantes da rede pública estadual, com idade entre 12 e 18 anos, podem participar submetendo seus projetos inovadores para a Conferência, que possuam sugestão de soluções ou que contribuam com conhecimento, por meio de pesquisas, sobre problemáticas ambientais, conectando realidades locais às questões globais. A submissão dos projetos será realizada através do site da Seduc, no período de 3 a 9 de outubro.

Etapas da Conferência - A conferência será realizada em três etapas, sendo a primeira fase escolar realizada de 16 a 20 de setembro, quando as escolas realizarão suas próprias conferências, onde os estudantes apresentarão seus projetos e escolherão os representantes para a próxima etapa. A segunda fase é a Conferência Internacional Infantojuvenil - “Reflorestando Mentes” Municipais/Regionais, sendo realizada por cada Diretoria Regional de Ensino (DRE), que definirá os participantes da última etapa. A terceira fase é a I Conferência Internacional, que abordará a temática “Reflorestando Mentes” - Educação e mudança do clima a partir dos projetos estudantis selecionados na etapa Municipal/Regional. Esta última etapa selecionará projetos para apresentação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), programada para 2025.

A conferência terá a participação de projetos das 12 regiões de Integração do Pará, com distribuição de vagas. As regiões Araguaia, Baixo Amazonas, Tocantins e Xingu terão 8 projetos cada, enquanto a Região Metropolitana de Belém contará com 32 projetos selecionados; já as regiões Caeté, Capim, Carajás, Guamá, Lago Tucuruí e Marajó terão 4 projetos. Essa distribuição garante que as diversas realidades do estado sejam representadas no evento.

A Conferência também vai valorizar o conhecimento de estudantes de povos tradicionais, reconhecendo que suas experiências são fundamentais para a construção de soluções sustentáveis. São destinadas 6 vagas de projetos da educação escolar de territórios indígenas, com a participação de 12 estudantes e 6 professores orientadores, sendo a mesma quantidade para territórios quilombolas. 

O protagonismo da juventude também será fomentado através da seleção de 144 Estudantes Embaixadores e seus orientadores, sendo escolhidos por suas DRE’s, de 30 de setembro a 3 de outubro; além disso, a Conferência também proporcionará o Curso Formação Jovens líderes Mundiais, de 29 a 31 de outubro.

A Conferência - Uma iniciativa da Seduc instituída no sábado (7), alicerçada em um dos eixos prioritários da Lei Nº 9.981/2023, que implementou a Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima. A conferência reforça um dos principais objetivos dessa política, que é formar cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs voltadas para a sustentabilidade ambiental. Com a realização da Conferência, os estudantes da rede pública estadual do Pará são incentivados a buscar conhecimentos a respeito da agenda ambiental, para serem jovens amazônidas engajados nas discussões propostas durante a COP 30.