Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escolas discutem cidadania e corrupção no Salão do Livro do Baixo Amazonas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/11/2015 14h07

A discussão de assuntos como política e cidadania marcam a programação do Espaço Educação no VIII Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, em Santarém, Oeste do Pará. O espaço fica localizado no anexo Malocão, dentro do Parque da Cidade onde acontece o Salão do Livro. Nele é socializada a produção de conhecimentos realizada por professores e alunos da rede estadual de ensino, pertencentes a 5ª Unidade Regional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que reúne as escolas da região do Baixo Amazonas. Segundo dados da coordenação do evento, os alunos da rede pública e particular são responsáveis por grande parte do público que frequenta o salão que abriu na sexta-feira (6) e vai até o domingo (15).

Hoje e amanhã, a Escola de Ensino Médio e Fundamental Frei Ambrósio de Santarém apresentou o projeto premiado nacionalmente "Sol Cidadão Legal". A iniciativa já concorreu com mais de 100 projetos de todo o país e conquistou o Prêmio Nacional de Educação Fiscal da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).

Desenvolvido desde 2001, o projeto estimula a cidadania por meio da participação popular. Na escola, uma Câmara de Vereadores foi formada com representantes eleitos entre os alunos, que formulam projetos de interesse da comunidade, e que são encaminhados à Câmara Municipal da cidade.

O projeto usa o teatro para envolver os alunos. Um dos resultados das ações foi a montagem do espetáculo "A Morte da Cidadania". "Através do teatro nós conseguimos atingir um público bem maior. Falamos sobre corrupção e deixamos clara a mensagem que não adianta ficar de braços cruzados e, sim, que devemos fazer a nossa parte", comentou a professora Eliana Mara que coordena o "Sol Cidadão Legal".

"Promovemos atividades de exercício pleno da cidadania, socializando conhecimentos acerca da administração pública referentes à tributação junto às atividades curriculares e extracurriculares", afirma a professora, que utiliza para suas ações a Cartilha da Prefeitura Mirim. Em 2015, o projeto expandiu e conta com prefeitos e 35 vereadores mirins.

Democracia e Cidadania - A busca de uma sociedade mais democrática também foi tema da apresentação dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Engenheiro Fernando Guilhon, de Mojuí dos Campos. Oito turmas do segundo ano que desenvolvem o projeto "Democracia e Cidadania" estão no Espaço Educação do Salão do Livro.  

Para levantar a discussão entre o público do Salão, o professor de sociologia Silas Santos, que também coordena o projeto apresentou a peça "Juventude e Política" que envolve os alunos na discussão sobre o papel de cada jovem dentro de uma sociedade democrática. "Em sala de aula nós procuramos identificar quais os principais problemas da sociedade atual: corrupção, desemprego ou falta de participação, desta forma colocamos questionamentos na cabeça do estudante para que ele possa vir a se tornar um cidadão consciente e democraticamente ativo", explicou o professor.

Serviço:

VIII Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas

Data: de 6 a 15 de novembro

Local: Parque da cidade Espaço Pérola Tapajós

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira (de 9h as 22h) e aos sábados, domingos e feriado (de 15h as 22h).